Banner Diamante Plástico 10 anos
EconomiaIndústriaNotícias

Confiança do empresário industrial reduz em fevereiro

Com queda na confiança do empresário em fevereiro, CNI mostra que a confiança ainda segue acima dos 50 pontos. Além disso, a Confederação analisa como os demais índices e as previsões sobre a economia brasileira

Confiança do empresário industrial reduz em fevereiro

A CNI  aponta que o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) sofreu uma leve queda, indo de 53,2 para 52,7 pontos. Apesar da diferença pequena de 0,5 ponto, a média interfere na sequência de dois meses em alta. 

Na imagem aparece um homem vestido em uniforme industrial. Ele está dentro de um indústria, que representa a confiança do empresário industrial em fevereiro de 2024

No entanto, não rever totalmente o cenário de confiança do trabalhador industrial e da indústria. Isto é, durante o mês de fevereiro, permanece acima da linha divisória de 50 pontos. Para chegar a esta conclusão a CNI ouviu 1.347 empresas entre os dias 1 e 7 de fevereiro. 

Leia mais:

Em relação a média histórica de 54 pontos, o ICEI encontra-se abaixo dela. Porém, em comparação com fevereiro de 2023, o ICEI ficou 2,1 pontos acima do indicador, que na época registrou 50,6 pontos. 

Diante deste cenário, o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, explica: “O início de 2023 foi um período de baixa confiança do empresário e até falta de confiança em alguns meses. Esse ano começa com confiança maior, mas ainda moderada”.

As tendências dos componentes que medem a confiança

Quanto aos demais componentes do ICEI, a queda também os atingiu. O Índice de Condições Atuais recuou 0,6 pontos, indo para 47,7, ou seja, está abaixo dos 50 pontos. Indicando, assim, uma percepção de piora nas condições atuais. Sobretudo no que se refere aos últimos seis meses, seja na economia, seja na própria empresa. 

Já o Índice de Expectativas recuou 0,5 ponto, passando para 55,2 pontos. Ainda assim, continua acima dos 50 pontos, portanto, permanece no patamar de otimismo em relação aos próximos seis meses. 

Enquanto isso, embora a média mostra-se positiva, o subcomponente que marca a expectativa sobre os pŕoximos seis meses da economia brasileira recuou de 50,1 pontos para 48,8. Desse modo, marcando a transição para o pessimismo dos empresários. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo