Casa / Notícias / Plástico Brasil apoia a reciclagem de plástico

Plástico Brasil apoia a reciclagem de plástico

Engajado com questões socioambientais, a Plástico Brasil (Feira Internacional do Plástico e da Borracha) realizará o ‘Recicla Plástico Brasil’, uma ação de educação ambiental cuja iniciativa é da Plastivida, Instituto Brasileiro do PVC, ABIMAQ, ABIQUIM e Informa Exhibitions. A feira acontece de 20 a 24 de março, em São Paulo.

A ação tem objetivo de disseminar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização, bem como promover a sua imagem e conta, ainda, com o apoio institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, que vai mostrar o ciclo de vida dos plásticos e como ele participa do dia a dia das pessoas.

A reciclagem no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais. Hoje, o país recicla em torno de 20% do plástico pós-consumo. Apesar de significativo, esse número pode aumentar a partir do incentivo à coleta seletiva e à introdução de processos de reciclagem nas próprias empresas, bem como a logística reversa.

Os 20% de reciclagem de plástico do Brasil parecem baixos, mas na verdade estão bem próximos do percentual da União Européia, por exemplo, que recicla em torno de 26%.

Por outro lado, as iniciativas e o incentivo à prática na Europa é vertiginosamente maior do que no Brasil.

 

Iniciativa da Plástico Brasil

Para o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, a relação da sociedade com a reciclagem tem melhorado a partir do momento em que a informação divulgada tem sido de melhor qualidade. Assim, as pessoas sabem como e porquê ajudar. “Educação ambiental é a chave para que a sociedade moderna possa usufruir dos benefícios que os plásticos oferecem ao desenvolvimento, de forma responsável, buscando na reutilização e na reciclagem não apenas uma fonte de emprego e de renda, mas também uma forma de preservar o planeta”, afirma o executivo.

Pensando nisso, o Recicla Plástico Brasil também vai destacar a coleta seletiva dos plásticos, usando o estande como modelo para simular a coleta seletiva de uma cidade, formatada com a responsabilidade compartilhada entre prefeitura, sociedade civil, indústria e varejo, nos moldes da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Estande remonta dia a dia

Para atingir a memória sensorial das pessoas, o estande do Recicla Plástico Brasil será construído para valorizar as aplicações dos plásticos nos diversos setores da. Na prática, o espaço vai simular ambientes como cozinha, sala/home office (ambientação, mobília e decoração utilizando o plástico), área para lazer e brinquedos, com grama sintética, mobiliários plásticos, brinquedos, deck de madeira plástica e materiais esportivos e uma área médica com os produtos de plástico, como frascos de medicamentos, próteses, bolsas de sangue e seringas, entre outros.

O Recicla Plástico Brasil conta também com a promoção de conteúdo e conhecimento, com a realização de dois workshops. No de Sustentabilidade palestrantes vão abordar temas como o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo; Estudo de Ecoeficiência de Janelas de PVC; Programa Atuação Responsável – Melhoria Contínua da Indústria Química; Reciclagem de EPS; Sistema Completo de Reciclagem de Material Pós-Consumo.

Veja a programação completa no site da feira.

Além disso, verifique

A 15ª ISTMA será o maior encontro de ferramentas do mundo

Nos dias 28 a 30 de junho, no EXPOVILLE Centro de Convenções e Exposições, em …