Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Tampinha do Bem evita emissão de gases do efeito estufa

Em parceria, a campanha coletou cerca de 10.859 kg de tampinhas de garrafa. Evitando assim, a não emissão de aproximadamente 0,6 kg de CO2 na atmosfera

Tampinha do Bem

Vários municípios já receberam as ações da Tampinha do Bem, campanha de reciclagem de tampas plásticas de embalagens. Graças a iniciativa, em Atibaia e Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, volumes acumulados de 27 toneladas de gás carbônico tiveram emissão impedida entre 2022 e abril de 2023. 

A princípio, o material recolhido passa por um processo de transformação do resíduo, realizado pela plataforma de economia circular, da Lar Plásticos. Assim, podendo ser reaproveitado, resultando na diminuição de CO2 na atmosfera.

Entre janeiro de 2022 e abril de 2022, foram coletados cerca de 10.859 kg de tampinhas de garrafa em pontos de coleta da cidade de Atibaia e cerca de 2.660 kg no município de Campo Limpo Paulista, segundo dados do setor de matéria-prima da Lar Plásticos.

Leia mais:

Nesse sentido, com o volume arrecadado, a transformação do resíduo sólido em insumo para a produção de novos artigos permitiu a não emissão de aproximadamente 0,6kg de CO2. Isto é, a cada quilo do material reciclado. 

Sobretudo, a conversão tem como base o estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA) em parceria com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). 

Assim, além da destinação correta e reutilização do plástico pós-consumo, a iniciativa se apresenta como excelente alternativa para lidar com a questão do aquecimento global.

Preocupação com altas emissões de dióxido de carbono

Existe uma presença natural de dióxido de carbono em nosso planeta, essencial para a respiração de plantas e árvores. Mas, sobretudo, a verdadeira preocupação são os altos níveis de emissões produzidos pela queima de combustíveis fósseis em indústrias e automóveis.

Leonardo Marino, diretor industrial da Lar Plásticos, explica que: “Além da poluição do ar, a alta concentração de CO2 provoca a degradação ambiental. Bem como, mudanças climáticas ao longo dos anos. Por isso, a diminuição do gás por atividades humanas é uma meta global e deve ser um compromisso das indústrias”. 

Conforme o gestor, essa parceria com as prefeituras de Atibaia e Campo Limpo Paulista por meio do projeto Tampinha do Bem permite o envolvimento da população na causa ambiental. Assim, unindo a temática da reciclagem ao movimento contra o aumento do aquecimento global.

Com sucesso na campanha beneficente de inverno da Tampinha do Bem, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Atibaia leva essa iniciativa como uma ação permanente desde 2021 em prol da população mais vulnerável ​​da cidade.

Marino finaliza dizendo: “Iniciativas como essa fazem parte da pauta ESG, que movimenta a sociedade e as empresas para um olhar que gera soluções para as demandas sociais, econômicas e ambientais”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo