Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Recicladora transforma plástico em biocombustível

Por meio de agentes químicos, os materiais plásticos usados podem gerar óleo líquido e gás metano que pode ser usado em incineradores

A recicladora indiana Eco Green Recycling, teve uma ideia inovadora para reaproveitamento de plásticos difíceis de serem reciclados, como LLDPE e HIPS. A empresa está utilizando o material para produzir biocombustível a partir do processo de pirólise.

Esse processo é responsável por quebrar moléculas usando degradação térmica na ausência de oxigênio para produzir óleo líquido.

Apoorv Chaturvedi, fundador da recicladora, afirma que: “Plásticos como LLDPE e HIPS se misturam com alguns produtos químicos para que eles reajam aos gases para esse processo. Este se queima a uma alta temperatura, e a emissão do processo na forma de vapor se condensa para formar biocombustíveis. O gás metano, que também é um subproduto disso, é usado ainda mais no processo de queima em nossa fábrica”.

Leia mais:

Segundo o fundador da recicladora, plásticos como PET e PVC podem se reciclar em coisas como fibra. Portanto, sua composição química os torna impróprios para o propósito de biocombustível.

A princípio, o biocombustível gerado por meio da pirólise pode substituir o querosene e o diesel. Assim, no âmbito industrial, esse biocombustível geralmente se aplica em incineradores.

Contudo, ele também pode se aplicar em veículos. Sobretudo, o que inviabiliza a utilização desse combustível é o preço, que pode chegar até R$ 50 o litro.

Os plásticos HIPS e LLDPE

Muito utilizado para fabricação de eletroeletrônicos, esses polímeros acabam sendo difíceis de serem reciclados.

Assim, geralmente o descarte desses materiais não ocorre de forma correta. Em sua maioria, vão parar em aterros.

A busca da indústria de reciclagem é justamente para mudar essa realidade e fornecer um reaproveitamento desses materiais.

Atualmente, o método de reciclagem mais utilizado para estes materiais é o mecânico, mas muitos fatores implicam na execução dele.

Isso porque, no geral, a reciclagem de plásticos é um desafio em muitos aspectos, pois a contaminação dos plásticos com outros materiais, como alimentos ou resíduos químicos, pode dificultar ou até inviabilizar o processo de reciclagem. 

Essa é uma das maiores queixas da indústria de reciclagem para o reaproveitamento dos plásticos HIPS e LLDPE.

Portanto, é importante que se separe adequadamente os resíduos plásticos. Marcas precisam incentivar os consumidores a utilizar os sistemas de coleta seletiva disponíveis em suas localidades.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo