Bulher
EmbalagemNotícias

Plástico pelo Mundo: Limpeza dos mares, Bob’s, Ação Social e muito mais!

Maior iate do mundo também será plataforma de limpeza dos mares 

Com 181 metros de comprimento, o iate Rev Ocean é a maior embarcação do tipo em construção, o navio conta com uma lista de amenidades um pouco diferente do usual: salas de aula, laboratórios, auditório e pontes laterais capazes de soltar no mar ou resgatar veículos de até 15 toneladas. Isso se deve ao fato que o Rev Ocean é uma base de pesquisa e limpeza marítima, ainda que, tecnicamente, continue sendo considerado um iate. Seu foco, segundo a fundação do mesmo nome, é apoiar estudos que se debrucem sobre os temas da poluição marítima, mudança climática e pesca ilegal. 60 pesquisadores e uma tripulação de 40 profissionais poderá ser alocada de uma vez à embarcação. Além disso, a equipe terá como objetivo retirar até cinco toneladas de lixo plástico do oceano por dia.

Embora os planos originais previssem que o navio estaria pronto para a missão ainda este ano, atrasos na montagem do casco, empurrada devido a problemas técnicos e limite de peso, significa que o projeto ainda leva alguns anos para sair do papel: a viagem inaugural deve acontecer entre 2024 e 2026, de acordo com nota oficial. Cerca de 2 bilhões de dólares já foram investidos no Rev Ocean.

Bob’s lança novo projeto de sustentabilidade na sua cadeia produtiva

O Bob’s, preocupado em reduzir os impactos ambientais, propôs uma estratégia inovadora na sua cadeia produtiva. O novo projeto de sustentabilidade em estudo pela marca promove a economia circular e busca uma cadeia de abastecimento mais sustentável com o uso de matéria-prima feita a base de plantas. A primeira etapa da intervenção sustentável do Bob’s é a implementação de matéria-prima feita a base de plantas, visto que sua origem e propriedades permitem reduzir a emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) e de resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente e, consequentemente, se tornam um problema socioambiental e de saúde pública.

Outro diferencial na produção de alguns bioplásticos é a possibilidade de geração de subprodutos que poderiam ser fontes alternativas de ingredientes que compõem as sobremesas do Bob’s. O desenvolvimento deste projeto busca a utilização dos subprodutos (açúcares) em produtos selecionados. A empresa também planeja mudar outras etapas da cadeia produtiva, como fabricar bandejas de material 100% reciclável e substituir o wrap, atualmente produzido com um material laminado plástico, por uma alternativa composta apenas de papel, tornando a cadeia cada vez mais sustentável.

Ação social recicla 4 toneladas de plástico e beneficia comunidades

Uma ação social realizada pela Diageo, proprietária de marcas como Ypióca e Johnnie Walker, promoveu uma ação social que reciclou 4 toneladas de resíduos plásticos recolhidos de sua unidade da Ypióca, em Fortaleza. A partir da transformação do plástico reciclado, companhia obteve 1.125 kits de utensílios domésticos que foram doados a comunidades na Região Metropolitana de Fortaleza, Cariré e Massapê, também a trabalhadores do artesanato da palha de carnaúba que são parceiras na produção de cachaça, além da filial cearense da Cruz Vermelha.

Cada kit doado era composto por caneca, pote com tampa e balde. Esses kits foram conseguidos a partir da reciclagem de tampas de garrafas, filmes plásticos e garrafas PET meiota. Segundo a Diageo, esse é um projeto piloto que será estruturado e expandido. O gerente de operações da Diageo, ainda destaca que 100% dos resíduos produzidos pela companhia são destinados adequadamente ao reuso, reciclagem ou coprocessamento. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo