Em parceria com a empresa Yattó, que é responsável por estruturar cadeias de reciclagem de embalagens, a PepsiCo, promoveu a destinação correta de 50 toneladas de plástico flexível entre 2022 e 2023. Esse esforço faz parte das metas globais da companhia em relação ao plástico.
A meta é reduzir o uso de plástico virgem em 50% de seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030.
Assim, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, pois busca agir para que esse material nunca se torne lixo.
Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil, explica que: “A PepsiCo busca atuar em diferentes frentes para reduzir e reutilizar resíduos em toda a sua cadeia produtiva. Isso ao mesmo tempo em que apoia projetos que tenham impactos socioeconômicos”.
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Dessa forma, ela acredita que se beneficia os cooperados das cooperativas de resíduos, as recicladoras e os consumidores e consumidoras.
A princípio, o plástico flexível BOPP de embalagens de snacks salgados pós-consumo ainda é um material que demanda alta tecnologia para reciclagem. Bem como, incentivos de toda a cadeia para sua logística reversa.
Por isso, com a Yattó, a PepsiCo, não só garante a destinação correta desse material, como também beneficia as cooperativas que trabalham na triagem de resíduos.
A partir da parceria, o BOPP coletado foi reciclado e transformado em novos itens, como mesas, cadeiras, vasos e paletes, para serem comercializados no mercado.
Como é se faz a logística reversa do material?
Para estruturar soluções de logística reversa e economia circular do plástico flexível BOPP, a Yattó reúne as empresas e cooperativas que precisam se envolver. Enquanto a PepsiCo garante incentivos para a coleta desse tipo de plástico.
Por meio de sua plataforma de ESG, PepsiCo Positive (pep+), a companhia reúne diversas iniciativas para avançar rumo às suas metas em relação à redução, reciclagem e reuso do plástico.
Além do desenvolvimento de novos modelos de negócio, em busca de que o plástico nunca se torne lixo.
Recentemente a companhia anunciou uma ação com a eureciclo – outra empresa especialista do segmento de reciclagem e logística reversa. Nela, destinou corretamente mais de 8 mil toneladas de plástico flexível de embalagens de snacks (BOPP). Que se produz no país por meio de coprocessamento para uso como combustível e matéria-prima na indústria cimenteira em 2022.
Nesse sentido, a PepsiCo seguirá com essa parceria em 2023 visando ampliar cada vez os resultados socioambientais da iniciativa, ao envolver cooperativas de reciclagem, para fomentar a geração de empregos e renda.
Junto às cooperativas de Reciclagem, a PepsiCo investiu na última década mais de R$ 10 milhões para a promoção de projetos de economia circular no país e apoio aos cooperados no Brasil, por meio do programa Reciclo PepsiCo.
Caminhão de reciclados
Uma carroceria de caminhão foi fabricada com embalagens recicladas de produtos PepsiCo na composição.
O baú do caminhão é feito com plástico reciclado, mais especificamente de plástico flexível BOPP e garrafas PET pós-consumo.
A princípio, esse projeto inovador foi desenvolvido pelo time da PepsiCo Brasil, junto a parceiros.
Atualmente, mais de 100 caminhões da frota secundária (caminhões médios) já rodam com essa carroceria. Assim, dando um novo destino para mais de 68 mil unidades de garrafas PET e mais de 138 mil embalagens de snacks de plástico BOPP.
A partir de janeiro de 2023, todos os novos caminhões da frota secundária estão sendo implementados com o baú contendo embalagens recicladas na composição da fibra.
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