Bulher
Notícias

O que são peças técnicas?

A Plastecno explica como utilizar essas peças e seus diferenciais

As peças técnicas são aquelas que são planejadas, desenvolvidas e projetadas com uma alta complexidade de dimensões e processos de fabricação. As peças técnicas possuem o intuito de atender uma necessidade de instalação, reposição e substituição de peças ou produtos no setor industrial.

Hoje, a Plastecno, que é atuante do segmento de plásticos industriais, fabrica peças técnicas através de processos mecânicos de transformação de plásticos, sendo eles a usinagem convencional e não convencional.
Existe uma diferença entre peças técnicas acabadas, usinadas e moldadas. O Engenheiro Mecânico da Plastecno, Douglas Ignácio, aponta que a diferença está justamente no processo de transformação das peças, a partir do plástico semi-acabado.

Ignácio explica “as peças técnicas usinadas consistem na remoção do material, a fim de alcançar o acabamento de geometria da peça projetada, obedecendo as tolerâncias dimensionais estabelecidas. Já as peças moldadas podem ser produzidas a partir das ramificações dos processos de fabricação tais como: Injeção, prensagem, fundição, Casting e termoformagem que permitem alcançar o acabamento de geometria da peça projetada através de uma forma (molde macho e fêmea) no formato da peça projetada”.

As peças técnicas usinadas em materiais poliméricos são utilizadas na indústria com o principal objetivo de atender as solicitações de propriedades mecânicas, térmicas, químicas e elétricas permitindo uma vasta versatilidade de aplicações atuando em todo setor industrial.
A empresa atende setores como siderúrgico, metalúrgico, químico, petroquímico, elétrico, alimentício, farmacêutico, civil, cosméticos, máquinas agrícolas e entre outros.

Para Marcio Baratti, graduado em processos metalúrgicos pelo SENAI-SP, programador de máquina na Plastecno, é necessário levar em consideração 4 pontos na hora de entregar um produto de qualidade e com bom custo benefício. “O primeiro é conhecer a matéria-prima e a sua estrutura, o segundo realizar um melhor aproveitamento de corte, o terceiro é mensurar o tempo de usinagem e por fim utilizar as ferramentas e programações adequadas”.

O engenheiro destaca ainda “os benefícios de adquirir o material para a utilização de peças técnicas usinadas em materiais poliméricos traz a combinação harmônica de benefícios por conta, principalmente, das características técnicas que impactam positivamente na densidade, resistência química, resistência ao desgaste, resistência elétrica entre outras propriedades que são relevantes no desenvolvimento de projetos e produtos”.

A Plastecno atua no setor industrial há mais de 30 anos, oferecendo peças técnicas para todos os tipos de aplicações e seguimentos no mercado nacional e internacional, proporcionando materiais de alta qualidade na estrutura amorfa e cristalina dentro das classificações: commodities, plásticos de engenharia e plásticos de alta performance, e conta com atendimento personalizado para manter seus clientes.

A Plastecno também conta com diversos outros produtos e explica a função dos semi-acabados e os benefícios de seu produto no mercado plástico, e como as características do polímero PEEK pode ajudar a indústria.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo