mc components muck maq
EmpresaNotíciasPlástico

Qual a função dos plásticos semi-acabados na indústria?

A Plastecno explica todos os benefícios e as aplicações do seu produto para o mercado do plástico

A Plastecno, atua no segmento de plásticos industriais, e é uma empresa que possui uma linha de plásticos semi-acabados que podem atender a diversos setores industriais e trazem benefícios para quem utiliza essas peças, assim como agilidade de produção e performance.

Os semi-acabados são matérias-primas básicas utilizadas por diversas indústrias para transformá-los em peças técnicas usinadas. A sua produção é complexa e cada material possui suas particularidades e seguem as normas internacionais de fabricação. Os semi-acabados estão divididos em quatro tipos como chapas, tarugos, tubos e buchas.

Os produtos são encontrados em vários segmentos da indústria como o siderúrgico, petroquímico, eletroeletrônico, automobilístico, alimentício, químico, mecânico, aeronáutico e alguns outros. Os semi-acabados são destinados para a produção de peças técnicas usinadas, que podem ser utilizadas em máquinas ou equipamentos posteriormente. Esses produtos quando utilizados em plásticos de engenharia, podem ser usinados em tornos e fresas, CNC, router, corte laser, serras, furadeiras e outros equipamentos.

O diretor Fernando Marcondes explica sobre os diferenciais da utilização do material. “A vantagem desse produto é a agilidade de se produzir peças plásticas complexas e em pequenas quantidades, sem a necessidade de confeccionar ferramentais de injeção caríssimos e de confecção demorada. Já a desvantagem é que as peças usinadas a partir dos semi-acabados, tem um custo final elevado quando comparada com as mesmas peças fabricadas por injeção”, conta Marcondes.

Toda linha da Plastecno, de forma geral, é fabricada pelo processo de extrusão ou prensagem, tendo produtos fabricados através de extrusão convencional ou extrusão com calandras, no caso das chapas.

Os produtos semi-acabado contam com um prazo de entrega relativamente curto, sendo possível produzir peças técnicas de alta complexidade e resistência, e com um ótimo custo-benefício, sem a necessidade de produzir ferramentais de injeção de valor alto e de produção muito demorada.

O diretor ainda destaca que “os semi-acabados em plásticos de engenharia ganham destaque pois há uma grande variedade de dimensões disponíveis no mercado, que podem ser encontrados com facilidade e rapidez nas lojas especializadas”.

A empresa trabalha com mais de 20 plásticos diferentes como acrílico, celeron, fenolite, fibra de vidro, peek, pet, petg, poliacetal, policarbonato, polietileno, poliestireno, polipropileno, psai, ptfe, poliuretano, ppsu, pvc, pvdf, UHMW, entre outros. Dentre a grande variedade de materiais, muitos deles ainda podem ser aditivados com cargas especiais que aumentam a sua performance.

A Plastecno, durante mais de 30 anos de mercado, vem trabalhando para disponibilizar uma vasta linha de polímeros e uma grande variedade de formatos e tamanhos dos seus produtos, além de contar com atendimento personalizado para fidelizar os clientes, mostrando a importância de estar acompanhando o mercado.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
close-link
close-link