Bulher
Notícias

O que é o polímero PEEK?

Plastecno destaca como as características físicas do polímero pode ajudar a indústria

A Plastecno é uma empresa que atua na área de plásticos de engenharia e oferece uma extensa linha de polímeros para a indústria.

A empresa comercializa o PEEK, que faz parte do grupo de polímeros de alta performance (HPP), e é um material que conta com excelentes características mecânicas, químicas, elétricas e térmicas.

Além do PEEK, a Plastecno comercializa os semi-acabados, que são matérias-primas básicas que podem ser transformadas em peças técnicas usinadas, conta com chapas, tarugos redondos, tarugos quadrados, tubos, buchas, perfis especiais e peças técnicas.

O polímero PEEK possui boa resistência à compressão, tração e ao impacto, além de sua resistência à temperatura de trabalho contínuo, que está na amplitude de – 60 °C à 260° C.

Segundo o diretor da empresa, Fernando Marcondes, a grande vantagem do PEEK, decorre de suas características físicas. “A capacidade de ser utilizado nos mais diferentes ambientes onde nenhum outro polímero uniria ótimas características tanto quanto o PEEK. Sua desvantagem é que seu custo é muito elevado por não existirem produtores nacionais, o que acaba trazendo a Plastecno a necessidade de importação”.

O PEEK ainda pode ser melhorado com a adição de algumas cargas, tais como, fibra de carbono, grafite e teflon. “Encontramos o PEEK em aplicações como engrenagens, válvulas, raspadores, anéis de compressores, anéis para pistões, vedações, componentes para bombas, assento de válvulas, pinos para ortopedia e outras muitas”, destaca Marcondes.

A Plastecno trabalha hoje com tarugos redondos e chapas em PEEK em diversos diâmetros e espessuras, por se tratar de um material muito caro, os semi-acabados são fornecidos sob medida para atender as necessidades dos clientes e em alguns casos, é possível o fornecimento das peças já acabadas (usinadas).

Marcondes ressalta ainda que o consumo deste material no mundo ainda é muito pequeno, mas com o passar dos anos isto deverá se inverter e consequentemente ocorrer uma redução nos custos desta resina.

Possuindo uma equipe treinada em todos os setores, como engenharia, controle de qualidade, comercial e administrativo, outra boa vantagem da Plastecno é sua localização, próxima as principais rodovias do estado de São Paulo.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link