Casa / Notícias / O que são nanofibras?

O que são nanofibras?

As nanofibras são compostas de polímeros e utilizadas no processo de nanotecnologia (controle e entendimento da matéria em escala molecular, que atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, engenharia dos materiais e ciência da computação). As nanofibras permitem gerar superfícies de porosidade fina que conseguem reter maior quantidade de impurezas, aumentando também a vida útil dos elementos filtrantes, com diminuição de diferencial de pressão e aumento da eficiência.

Considerando a escala nanométrica em que as fibras são concebidas, as nanofibras apresentam propriedades especiais que as tornam muito atraentes para numerosas aplicações, tais como: elevada área superficial específica, alta relação de aspeto e potencial biomimético.

Os polímeros base utilizados para a formação de nanofibras são: polietileno (PE), polipropileno (PP), poliamida (PA), polibenzimidazole (PBI), poliacrilonitrilo (PAN), polietilenotereftalato (PET), poliéster (PS), entre outros.

 

Como as nanofibras são produzidas?

Para produzir fibras tão pequenas, a técnica mais convencional é a deposição eletrostática. Nela, o polímero, em estado líquido, é emitido na forma de um jato e submetido a um campo elétrico.

Os jatos que originam as nanofibras são obtidos por meio de bocais, para que a produtividade tenha um nível aceitável, ou sem bocais, técnica mais recente e adequada a uma produção em massa. Há também uma limitação na quantidade máxima de bocais por unidade de área no processo, devido ao sistema hidráulico da bomba, o que pode restringir a produtividade. Além disso, quanto maior o número desses elementos mecânicos, maior os problemas relacionados à manutenção da máquina, principalmente no que diz respeito à limpeza.

Atualmente a nanofibra é um dos principais focos de atividades de desenvolvimento, inovação e investigação, onde os investimentos têm sido significativos.

 

Além disso, verifique

Braskem desenvolve embalagem que detecta alimento impróprio para consumo

Quando passa do ponto, caixa muda de cor para sinalizar Ao analisar o mercado, a …