Novo aditivo otimiza reciclagem do plástico
O produto soluciona problemas de degradação térmica e mecânica, além de reduzir 70% da formação de géis em polímeros
O novo aditivo, IrgaCycle PS 031, surge para solucionar desafios e otimizar a circularidade do plástico na cadeia. Isso porque, por vezes, existe a necessidade de identificação do material no processo de reciclagem.
Leia mais:
- Bactéria transforma plástico em água, tijolos de plástico descartado e bioplástico de caroço de açaí
- Pesquisadores brasileiros criam bioplástico a partir de alimentos
- Como revestimentos de superfícies aumentam a vida útil dos moldes de plástico
Segundo estudo do PICPlast, de 1,4 milhões de toneladas de plástico reciclado, cerca de 168 mil toneladas foram perdidas durante o processo, em 2020.
A princípio, por problemas como contaminação, uso de cor, mistura de tipos de polímeros, odores e degradação térmica e mecânica.
Com isso, é desenvolvido novas tecnologias para atender essa necessidade de otimização do processo de reciclagem do plástico.
É o caso do IrgaCycle PS 031, o aditivo possui uma mistura de matérias-primas para atacar todos os desafios da reciclagem mecânica de filmes.
Ou seja, solucionando problemas no processamento dos resíduos de filme plástico flexível, que é a formação de géis causados pela degradação na recuperação do material.
O novo aditivo mantém as propriedades técnicas do material, como o índice de fluidez.
Os benefícios da aplicação do aditivo
Os filmes plásticos, contendo PEBD e PEBDL reciclados e estabilizados com o novo aditivo, têm resultados superiores nos testes de tração, com ganhos em resistência mecânica.
Bruno Belanga Granja, líder do B-Cycle na BASF, afirma: “Uma consequência direta da menor degradação está relacionada com a baixíssima formação de géis no polímero”.
Para ele, isso pode chegar até 70%, e assim, o filme produzido com resina PCR terá qualidade e boa resistência mecânica.
Além disso, a eficiência do maquinário é outro ponto importante.
Isso porque, há menos paradas para manutenção e limpeza, com uma redução de até 50% na produção de sobras nas produções.
Segundo o gestor, isso beneficia três pontos importantes para recicladoras e fabricantes.
Granja pontua: “A otimização de tempo, redução de custos e o ganho de produtividade”.
Soluções para elevar qualidade dos plásticos reciclados
O novo aditivo faz parte do portfólio B-Cycle, da BASF, composto por soluções para as diferentes etapas do processo de reciclagem.
Indo desde a lavagem até a extrusão, para assim contribuir com a qualidade e preservação das características do plástico reciclado e favorecendo a economia circular.
Sobretudo, o portfólio B-Cycle busca criar química para construir um futuro sustentável.
Dessa forma, tem o objetivo de tornar mais robusto o processo de reciclagem mecânica. Assim, contribuindo para que os materiais tenham qualidades e características que possibilitem uma nova vida útil ao plástico.
Antônio Lacerda, vice-presidente da BASF, comenta que a empresa tem compromisso com as indústrias, indo além de oferecer as melhores soluções e tecnologias ao mercado.
Lacerda conclui: “A sustentabilidade é um de nossos pilares estratégicos, buscamos contribuir para a proteção do meio ambiente e fortalecer a engrenagem da economia circular”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.