Super Finishing
AutomaçãoEmpresaNotíciasPlástico

Mercado de impressão 3D no Brasil ganha força trazendo vantagens para as indústrias

Pesquisa mostra cenário positivo para o mercado de impressoras 3D e a indústria 4.0

Um estudo feito em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que 41% das organizações mundiais pretendem investir na impressão 3D até 2022. No Brasil, o percentual é ainda maior, alcançando 49%, tratando-se de um otimismo que através o país e alcança as empresas relacionadas ao setor.

As impressoras 3D, são feitas com plástico e trazem grandes avanços para a medicina e para a sociedade. Elas são capazes de criar próteses para as pessoas, desenvolver corações, ajudar com pessoas que já sofreram queimaduras, criam fones de ouvidos, veículos, comida, projetos de casa, roupas e acessórios, instrumentos musicais, ferramentas, ou seja, ela é capaz de trazer diversas vantagens para empresas, mostrando que o futuro e a indústria 4.0 andam juntos. 

A Wishbox Technologies, empresa que vende e distribui a tecnologia desktop no Brasil, alcançou crescimento em valor de vendas de dois dígitos nos últimos quatros anos, acima de 30%. E para o ano de 2020, o objetivo é de aumentar em 50% as vendas de equipamentos. A Virtual Automação, empresa de desenvolvimento e implantação de soluções, considera um aumento de 25% no aumento das vendas de equipamentos e impressoras 3D.

Tiago Marin, diretor de marketing da Wishbox afirma “a receptividade de empresários á implementação da tecnologia de impressão 3D, está mudando e se consolidando, devido aos benefícios e conceitos da indústria 4.0. A manufatura digital da indústria acompanha uma nova geração de profissionais preparados por instituições de ensino técnico e universidades”.

Jann Tammerik, consultor comercial da Virtual Automação explica “a indústria plástica no Brasil ainda está no início de conhecer, e absorver os benefícios da tecnologia de impressão 3D. Temos identificado no mercado ainda um conhecimento superficial da impressão 3D”.

A impressão 3D permite simplificar cadeias de suprimento, simplifica e reduz custos logísticos, diminui a questão de falhas nos processos industriais, além de criar novas situações mais facilmente produzidas em protótipos e reduzi tempo de produção nas indústrias e nos processos. Com a impressão 3D ainda é possível garantir maior padronização na produção.

Marin afirma “o cenário da economia brasileira está mais otimista este ano. Acredito que a indústria irá puxa este crescimento em termos de produção e desenvolvimento de produtos. A impressão 3D, traz vantagens como redução de tempo e custo de desenvolvimento de novos produtos. Além disso, o mercado também vem descobrindo novas aplicações como a reposição de peças como alternativa”.

No caso das impressoras fornecidas pela Virtual Automação, Tammerik diz que as interferências na indústria têm sido no âmbito de melhoria no processo de desenvolvimento, como antecipação de try-out e prototipagem.

A Virtual Automação iniciou a venda de impressoras 3D há 2 anos. “Nosso equipamento é bem específico, por se tratar de uma impressora 3D profissional de médio e grande formatos. E neste período vendemos impressoras para grandes empresas do mercado nacional, como WEG, TIGRE, BLUKIT, SKYNSEM e SCHULTZ.”, destaca Tammerik.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo