mc components muck maq
DestaqueNotíciasPlástico

O futuro já é uma realidade com as impressoras 3D

A impressora 3D materializa a sua criação, dando a oportunidade de transformar seu projeto em realidade

A impressão 3D surgiu em 1984 e vem sendo aperfeiçoada desde então. A impressora 3D é uma tecnologia em que um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Hoje com a impressão 3D desenvolvedores de produtos já conseguem imprimir materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. As tecnologias avançadas de impressão permitem imitar a aparência e funcionalidade dos produtos.

A impressão 3D traz muitas vantagens para produção dos materiais com rapidez e custo relativamente baixo dos moldes.  Se antes, para se construir um protótipo de uma peça funcional de um motor, era preciso modelá-lo manualmente, um processo quase trabalhoso e custoso, hoje com a impressão 3D, ficou tudo mais fácil e barato.

Para um objeto ser impresso na impressora 3D, é preciso que ele tenha sido antes, construído em um software de edição tridimensional no computador.

A impressão 3D já está revolucionando a história da humanidade e um exemplo disso são as palmilhas ortopédicas para eliminar dores nos pés, joelhos e tornozelos. Essas palmilhas são projeto da Pés Sem Dor, que desenvolve sob medida palmilhas para atletas, diabéticos, crianças para melhorar o conforto ao caminhar.

Essas palmilhas feitas em impressoras 3D de alta tecnologias podem ser desenhadas para qualquer tipo de calçado fechado, diminuindo a dor do paciente. A impressão 3D possui grandes benefícios para as pessoas, e já é usada frequentemente para fabricação de próteses, obras de arte, objetos especiais para eventos, peças mecânicas para engenharia e manufatura, maquetes de arquitetura, e até joias e brinquedos.

Uma parceria entre a Braskem e a empresa norte-americana Made In Space, líder no desenvolvimento de impressoras 3D, permitiu a manufatura de objetos na Estação Especial Internacional, um laboratório em órbita. O Plástico Verde da Braskem, agora é utilizado para criação de peças no espaço. O Plástico Verde é um bioplástico produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável.

O projeto Imprimindo o Futuro em parceria com a Nasa traz a possibilidade que peças e ferramentas possam ser produzidas no espaço pela tripulação, aumentando autonomia e reduzindo peso nas viagens espaciais.

A impressão 3D só é possível graças ao plástico e também pode ser feita com matéria-prima reciclada. A empresa PrintGreen 3D já desenvolve filamentos sustentáveis para preservar o meio ambiente.

As vantagens da impressão 3D são muitas, assim como a rapidez para a manufatura de peças com tecnologia em termoplásticos e fotopolímeros, dando a possibilidade de criar protótipos, dispositivos, peças para uso final e muito mais.

A impressão 3D já é uma realidade e muitas empresas oferecem esses serviços e a tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link