Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotícias

Indicadores crescem na indústria de transformação

Os indicadores da indústria de transformação apresentaram crescimento em janeiro de 2024, segundo a pesquisa mensal da CNI. O levantamento abrange horas trabalhadas na produção, emprego, massa salarial e rendimento médio. Enquanto isso, alguns indicadores permanecem estáveis

Em janeiro de 2024 a indústria de transformação demonstrou um pequeno avanço em comparação a dezembro de 2023. Esse crescimento apareceu na pesquisa de Indicadores Industriais feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o levantamento acontece mensalmente, e mostra o número de horas trabalhadas na produção. 

Na imagem aparece um mulher carregando caixas amarela, sua pele é branca, ela veste um colete azul e uma blusa vermelha por dentro. Ela tem cabelos pretos e amarrados. A foto representa a indústria

Além disso, indica o emprego, a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador da indústria, e todos esses, cresceram em janeiro deste ano, comparado também ao mesmo período em 2023. Já os indicadores que medem o faturamento real e o nível de utilização da capacidade instalada permanecem estáveis. 

Leia mais:

Sendo assim, diante disso, a economista da CNI, Larissa Nocko explica: “A pesquisa reflete o momento aquecido do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, a ausência de novos impulsos para a atividade industrial. Já quando comparado ao mesmo período de 2023, a pesquisa mostra que a indústria de transformação inicia 2024 em uma situação melhor em relação a 2023”. 

Assim, para chegar a esta conclusão, o levantamento mensal consultou 1008 indústrias de grande porte da indústria de transformação.

Os indicadores que marcaram crescimento 

Quanto às horas trabalhadas na produção, os indicadores da indústria mostram um aumento de 0,4% em janeiro de 2024, em relação a dezembro de 2023. Esse aumento acontece na série livre de efeitos sazonais. Assim, esse número marca o terceiro mês de crescimento, após cinco meses estagnado. Ainda, quando comparado à mesma época no ano anterior, o número de horas trabalhadas na produção avançou 0,8%.

Além disso, o rendimento médio real se mostra como mais um indicador que cresceu pela terceira vez consecutiva. Assim, registrando um crescimento de 0,6% na virada de ano. Já entre novembro e janeiro, o índice acumulou uma alta de 4,4%. Desse modo, se comparado com janeiro de 2023, o crescimento foi de 6,4%.

Relativo ao emprego na indústria, o indicador alcançou 0,3% de dezembro de 2023 até janeiro 2024, na série livre de efeitos sazonais. Mas, no período de novembro a janeiro, o indicador acumulou alta de 0,7%. Com isso, o indicador situa-se em um patamar maior do que o registrado na maior parte de 2023. 

No que se refere ao indicador de massa salarial, o crescimento atingiu 0,2% na passagem de ano, na série dessazonalizada. Isso porque, após oscilar em torno do mesmo patamar entre maio e outubro de 2023, a massa salarial acumulou crescimento de 5,5% entre novembro e janeiro. Na comparação com janeiro de 2023, houve um avanço de 6,2%.

Os demais indicadores da indústria de transformação

Diante disso, o faturamento real da indústria continuou estável, com -0,1% na passagem de ano. Essa estabilidade interfere diretamente na sequência de dois meses de crescimento, notada em novembro e dezembro, quando alcançou 1,8%. Em relação a janeiro de 2023, o crescimento registrou 3,4%. 

A UCI (Utilização da Capacidade Instalada) ficou em 77,6% em janeiro deste ano. Assim, também marcada com estabilidade de -0,1%, comparada com dezembro de 2023, na série dessazonalizada.

O levantamento mensal acontece desde 1992, e reconhece a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação. Ele conta com as variáveis de faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, remuneração, rendimento médio e utilização da capacidade instalada.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo