Super Finishing
Notícias

Impressão 4D promete revolucionar o mercado

Depois das técnicas de impressão em 3D conquistarem o mercado industrial, a impressão 4D está chegando e promete trazer inovação e tecnologia para muitos processos. Cientistas americanos e chineses desenvolveram método utilizando a impressora que pode ser aplicada na medicina, robótica e engenharia. O estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Science Advances.

Esse novo tipo de impressora 4D foi criada por cientistas da Georgia Tech University (Estados Unidos), da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura e da Universidade de XI’an Jiaotong (China). Esse modelo modifica a forma estrutural de objetos em exposição ao calor e à umidade. Os pesquisadores usaram um material especial, os polímeros de formato de memória inteligente (SMPS), que memorizam formas, por meio de programação.

“O material tem uma forma inicial. Nós usamos a sensibilidade à temperatura, uma das propriedades mecânicas dos polímeros, para obter o efeito de memória. Ele é programado para adquirir nova forma depois de submetido ao calor”, explica Jerry Qi, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Georgia Tech University e um dos autores do estudo.

As peças em 4D terão diversos recursos, elas podem deixar que produtos sejam empilhados de forma plana ou laminada para transporte e expandidos quando utilizados. No futuro, os pesquisadores acreditam que a tecnologia permitirá que os componentes respondam a outros estímulos físicos, que permitirá a criação de estruturas espaciais, dispositivos médicos implantáveis, robôs, brinquedos e outros objetos.

Agora, os métodos são pensados para uma nova forma. “Atualmente, estamos trabalhando para obter uma maior compreensão sobre o comportamento dos polímeros que se alteram com o calor e, em seguida, veremos como otimizar o projeto. Além disso, queremos expandir isso para projetos 4D mais complicados”, afirma Jerry Qi.

 

Fonte: Big ideia

Tag

Artigos relacionados