Casa / Notícias / Feiras / Eventos / Feira de automação industrial começa nesta terça-feira (9) em São Paulo

Feira de automação industrial começa nesta terça-feira (9) em São Paulo

A EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, começa nesta terça-feira, do dia 9 e vai até o dia 13 de maio, das 10h às 19h, somente o dia 13, das 09h às 17h, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Uma iniciativa ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com a organização e promoção da Informa Exhibitions, a EXPOMAFE, apresenta em primeira mão os últimos avanços tecnológicos e tendências globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, controle de qualidade, prototipagem e impressão 3D, seguindo a tendência mundial de feiras promovidas pelas entidades representativas, visando o desenvolvimento do setor, melhoria das empresas e fomento dos negócios.

São esperados em torno de 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais, 40 mil visitantes e compradores das áreas de engenharia industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos, de instituições de ensino técnico e oito compradores de seis países, como Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia, que participarão de Rodadas de Negócios com os expositores, com apoio de 77 associações internacionais e nacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligadas à indústria, no total, 60 horas de conteúdo em eventos.

Em relação a retomada, os indicadores econômicos da indústria brasileira de bens de capital mecânicos apontaram em março um avanço nas atividades econômicas e de investimentos, registrando uma alta de 31,5% na receita líquida total em relação a fevereiro, e considerando somente o mercado interno, o aumento foi de 16%, no consumo aparente de 27%, projetando perspectivas positivas para o ano de 2017. Nas exportações a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 55,6% sobre fevereiro e atingiu US$ 945 milhões, o segundo melhor resultado da série histórica. No acumulado do trimestre, o aumento foi de 4,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já a Manufatura Avançada, também chamada de Indústria 4.0 (Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente) caminha a passos largos no Brasil pois produzirá 600 unidades de porta-celulares personalizados para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. O projeto foi desenvolvido pela ABIMAQ e SENAI-SP, juntamente com mais 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha e apoio Informa Exhibitions. Combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permitindo que as linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades tomem decisões sobre produção, compra e estoque de forma inteligente e autônoma.

Nos estandes, um grande número de empresas também apresenta suas soluções para Indústria 4.0: desde células completas a robôs colaborativos, ferramentas, células de corte e solda, metrologia óptica, scanners a laser, sistemas de garra e fixação, softwares e outras soluções industriais.

E durante a feira serão divulgadas e cadastradas empresas aptas a integrar o programa Brasil Mais Produtivo, uma realização SENAI, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Criado para erradicar os entraves da produtividade da indústria brasileira. Dada preferência àquelas que se enquadrem nos setores industriais definidos pelos programas: alimentos, bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro. Empresas selecionadas receberão consultoria tecnológica no processo produtivo e de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção. 

Maiores informações: www.expomafe.com.br

Além disso, verifique

5º IT Forum Expo

  Feira apresenta tendências do mercado tech e oferece espaço para negociações O 5º IT …