Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Embalagem comestível, Loja com reciclado e Revestimento PET

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Estudante norte-americana cria garrafa de água gelatinosa que é biodegradável e comestível. O novo espaço da O Boticário é composto por cerca de 1 tonelada de plástico reciclado. Revestimento feito de garrafas PETs recicladas garante durabilidade a móveis e sustentabilidade ao meio ambiente

Embalagem comestível

garrafa

A estudante norte-americana, Madison Checketts, criou uma garrafa de água comestível. A ideia da jovem de 12 anos é ajudar o planeta nas ações mais sustentáveis. Por isso, além de ser comestível a embalagem também é biodegradável.

Chamada de Eco-Hero, a garrafa contém cerca de três quartos de um copo de água e custa cerca de US$ 1,20 para ser produzida. 

A princípio, a garrafa é feita com material gelatinoso, para utilizar, basta que o consumidor abra um buraco no topo da membrana, beba a água e depois coma a membrana ou jogue-a no local adequado.

Sobretudo, a ideia de Checketts começou a ser desenvolvida em outubro de 2021, como parte da feira de ciências de sua escola primária, Eagle Mountain, em Utah, nos EUA. 

Depois de ser selecionada para competir com outros estudantes do distrito escolar, ela ganhou o primeiro lugar no concurso e avançou para uma competição nacional.

Em setembro deste ano, Checketts foi nomeada como uma das 30 finalistas da Broadcom Masters Competition 2022, a principal competição de ciência, tecnologia, engenharia e matemática dos EUA para alunos do ensino médio.

A estudante finaliza declarando: “Espero que a garrafa Eco-Hero encoraje as pessoas a pensar de forma sustentável e entender que todos podem tornar o mundo um lugar melhor”.

Loja com reciclado

O Boticário, inaugurou uma loja feita com plástico reciclado em Itajaí, Santa Catarina. Essa é a primeira loja sustentável da marca na região, que chega com objetivo de revolucionar a experiência do varejo tecnológico.

A iniciativa faz parte do compromisso definitivo que o Boticário vem firmando com a sociedade e o meio ambiente há décadas.

Assim, reforçando sua liderança em fomentar soluções criativas em direção a um futuro possível, e mais limpo.

O novo espaço da marca é composto por cerca de 1 tonelada de plástico reciclado, considerando paredes e pisos.

O projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para reuso de resíduos plásticos gerados pela indústria para a geração de matéria-prima segura e adequada às aplicações construtivas. 

Dessa forma, se avaliou o modelo pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), seguindo todo o protocolo de segurança que uma loja deve ter.

A unidade também traz o reforço da mensagem “Boti Recicla – você retorna, Boti Recicla e transforma” selando o compromisso da marca em gerar impacto positivo na vida das pessoas e no planeta. 

O Boti Recicla é atualmente o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país. Isso porque, são quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras. 

Nos bastidores, toda a rede de franqueados e forças de vendas atuam em prol de um benefício coletivo, com cerca de 20 cooperativas homologadas e transportadoras parceiras.

Revestimento de PET

A Italínea Móveis Planejados desenvolveu um revestimento com garrafas PET recicladas para móveis em MDF. A lâmina PET é feita através da conformação do filme PET sobre os painéis de MDF. Sendo um processo com muita tecnologia, combinando aquecimento e pressão negativa (vácuo).

A princípio, a Italínea Móveis aplica a lâmina PET em portas e armações de gavetas de móveis feitos sob medida. 

Por ser um material muito versátil, pode se usar em mobiliários usados desde em cozinhas até quartos, escritórios e salas, por exemplo.

Uma vez que, a aplicação do revestimento PET é feito a vácuo sobre a superfície do MDF, usando o calor para ativar o adesivo do revestimento e unir as partes.

Sobretudo, a lâmina PET traz impactos positivos ao meio ambiente. Na fábrica da Italínea Móveis, para cada 3 metros de lâmina produzida, se retira, em média, 40 garrafas PET da natureza.

Portanto, o resultado do processo é um material sustentável e ecologicamente correto, mas que também possui alta resistência, com uma barreira protetora contra umidade e que é fácil de higienizar e manter.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo