Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico pelo mundo

Diretrizes para reciclagem do plástico, construções civis de plásticos reciclados e armadilhas para mosquitos feitas de plástico

Caminhos para reciclagem do plástico e economia circular

Desvendar e definir caminhos para a ampliação da reciclagem do plástico e mapear a economia circular é um debate importante para a sustentabilidade. Uma vez que, isso interfere tanto no recolhimento, quanto na redistribuição. 

Por isso, a Federasul (Federação de Entidades Empresariais do RS) promoveu um encontro com pessoas engajadas nesse assunto para definir a importância de um acordo global e os desafios de ambas as questões.

Estiveram presentes no encontro a coordenadora do Fepam (Programa de Resíduos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Daiene Gomes Zagonel, e o coordenador de Relações Institucionais da Global Advocacy da Braskem, Gustavo Boni dos Santos.

Dentre as discussões, a coordenadora apresentou uma minuta que propõe o estabelecimento de diretrizes para implantação da logística reversa de embalagens no estado. 

De acordo com Daiene, essa minuta é uma resolução do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), que define mais soluções para esse tema, dado que as cooperativas em parceria com os recicladores podem ser beneficiadas em todo o processo. 

Além da importância e necessidade da criação de sistemas de logística reversa por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. 

Enquanto isso, Santos, destacou o compromisso da Braskem com a sustentabilidade, um dos exemplos dado foi a respeito do acordo mundial dos plásticos, decisão respeitada pela empresa. 

Assim como, também salientou que a Braskem estabeleceu metas de reciclagem até 2025, que trata-se de vender 300 mil toneladas por ano nesse modelo. 

Com a projeção de aumentar para 1 milhão de toneladas anuais até 2030, juntamente com a recuperação de 1,5 milhão de toneladas anuais de resíduos plásticos.

O coordenador ressaltou, ainda que: “Há alguns anos, a Braskem deixou de ser uma empresa que apenas produz plásticos, para ser uma recicladora, e isto se reflete nas nossas metas. Em 2022 fechamos as vendas em 54 mil toneladas por ano, então é algo desafiador. E isto só vai ser possível se tivermos políticas públicas adequadas e incentivo em logística reversa”. 

Moradia ecossustentável 

Com a ideia de inovar no ramo da construção civil, a Fulplastic, uma indústria nacional que desenvolve produtos, métodos e projetos feitos com blocos de plástico reciclável. 

Por ser uma empresa comprometida com a sustentabilidade, também concorda com a ideia de versatilidade nas obras. De modo que haja preservação de recursos básicos para condições de moradia e construção. 

Dessa maneira, a Fulplastic contribui com o meio ambiente ao produzir construções modulares, isto é, fabricações com a matéria-prima o plástico reciclado. 

Dentre as opções apresentadas estão o projeto plug & play com produto pronto, de rápida implementação, construção off-site e totalmente sustentável.

Além disso, a empresa também oferece uma solução no segmento de energia, padronizada, leve, segura e pronta para entrega. É uma criação ecologicamente sustentável, pela sua fabricação com plástico reciclado.

Armadilhas para mosquitos de plástico durável 

Fabricadas a partir de plástico durável, as armadilhas para o combate do Aedes aegypti vêm de uma combinação de inseticida, fungo e água.

O projeto posicionou aproximadamente três mil armadilhas em Goiânia, para atrair e capturar fêmeas do mosquito durante o período de postura de ovos. 

O plástico durável é um material que contribui para a sustentabilidade na composição das armadilhas, pois são reutilizáveis e têm longa vida útil. Bem como ajudam na economia, se comparada a métodos de controles mais caros. 

Outro benefício é a fácil manutenção, pois facilita a limpeza, a regulação e a reutilização. 

Assim, também as armadilhas são mais descomplicadas para instalar e usar, tornando-as acessíveis para comunidades locais, mesmo em áreas onde recursos limitados podem estar disponíveis.

No caso da armadilha desenvolvida pela Prefeitura de Goiânia, é possível notar os resultados positivos do produto, pois tem demonstrado ser altamente eficaz no controle da população de mosquitos transmissores de doenças. 

Com resultados notáveis na redução de enfermidades virais propagadas pelo Aedes aegypti.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo