Confiança industrial estabiliza em março
De acordo com os Resultados Setoriais do ICEI do mês de março de 2024, a confiança industrial mostrou-se estabilizada, de forma geral.
Assim, conforme mostra a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a confiança dos empresários não apresentou mudança quanto a análise dos portes, regiões e setores.
Com isso, da mesma forma que no mês anterior, 25 dos 29 setores mostram-se confiantes. Neste mês, a pesquisa consultou 1841 empresas entre os dias 1 e 11 de março.
Leia mais:
- Indústria é escolha de futuro para o Brasil – Artigo por Rafael Lucchesi
- Circular Monday propõe consumo consciente e sustentabilidade na Black Friday
- Talheres sustentáveis a partir de larvas-da-farinha, loja de plástico reciclado e bioplástico de casca de jatobá
Outro destaque nos resultados foi a transição de um setor, que passou da falta de confiança, ou seja, abaixo dos 50 pontos, para a confiança. O setor de móveis passou, então, de 47,1 para 51,3 pontos. Enquanto isso, o setor de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos, fez a transição contrária, indo de 50,3 pontos para 49,4 pontos.
Já os setores com maior índice de confiança em março são os de farmoquímicos e farmacêuticos com 61,1 pontos. Os de manutenção e reparação registrando 57,4 pontos, de bebidas com 56,6 pontos; e perfumaria limpeza e higiene pessoal marcando 56,3 pontos.
Redução da diferença da confiança geral
No que se refere à confiança da indústria nos diferentes portes das empresas, notou-se também uma variação. Isso porque as empresas de pequeno porte avançaram 0,8 ponto, já as médias sofreram um recuo de 0,5 ponto; e as grandes empresas também recuaram 0,3 ponto.
Apesar das variações, o índice de todos os portes permanece acima da linha de divisória de 50 pontos, assim, registram confiança.
Assim, por região, em março deste ano, a confiança caiu -1,6 ponto no Nordeste, pela segunda vez seguida, com isso, os dois recuos somam 4,5 pontos de queda. Da mesma forma, o Centro-Oeste também foi afetado pela queda, com um recuo de confiança de 1,3 ponto.
Porém, na região Sudeste a confiança mostrou-se praticamente estável, pois seu aumento foi de apenas 0,1 ponto. Enquanto isso, no Norte e no Sul, a confiança avançou 0,6 ponto nas duas regiões.
Com esses dados, revela-se que todas as regiões continuam confiantes em março, uma vez que o índice permanece acima da linha de corte.
Quanto aos resultados do ICEI, a princípio, o ICEI atua como um indicador que prevê o desempenho industrial, além disso, sinaliza as mudanças de tendências variáveis, tais como a produção industrial, o emprego e os investimentos da indústria. Já o ICEI Setorial mostra os resultados da indústria extrativa, da construção e da transformação.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.