Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasSustentabilidade

Como a Economia Circular ajuda a atingir objetivos sustentáveis

Economia circular influencia questões ambientais e práticas sociais. Gerente do Pacto Global no Brasil explica como ações ajudam alcançar as metas de desenvolvimento sustentável

A Economia Circular caracteriza-se como uma ação fundamental a fim de alcançar os ODSs, (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU,  segundo a opinião de Gabriela Otero, gerente do Pacto Global responsável pelo tema no Brasil. 

A princípio a iniciativa tem o objetivo de estimular as empresas na busca pelo cumprimento das metas da ONU. Sobretudo nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Leia mais: 

Gabriela aponta que ao considerar os objetivos de maneira interligada, é possível estabelecer conexões entre as metas que abrangem igualdade de gênero, educação, emprego e meio ambiente. Assim como defende outro ponto de vista, além da perspectiva de lógica verde. 

Diante disso, a gerente do Pacto Global, comenta: “Saímos dessa alcunha só do ambiental, mas ainda estamos numa economia circular, na qual o ambiental se beneficia do social e se beneficia do econômico.”

Os compromissos com a economia circular

Sendo assim, ao integrarem o Movimento Conexão Circular proposto pelo Pacto Global, as organizações assumem compromissos de zerar resíduos e adotar práticas comerciais circulares. 

Dessa maneira, Gabriela cita que para que todas as empresas, que diferentes segmentos assumam os compromissos de maneira descomplicada, é importante desconectar a ideia de dar cor à economia. 

E, além disso, pontua como a interligação de pautas relevantes à sociedade, cooperam com a economia circular. Segundo ela: “Uma sociedade que cumpre todas essas urgências consegue olhar de forma mais generosa para o meio ambiente. Esse retorno influencia todas as esferas. Então, a economia circular não é ambiental: é econômica. E, nesse econômico, estamos falando do equilíbrio e do retorno.” 

Ainda, no que diz respeito às empresas assumirem um compromisso com o Pacto Global, a ideia também é implementar um negócio circular. Essa meta avalia, principalmente, como as organizações incorporam inclusão, uso de recursos naturais, processo produtivo otimizado e a circulação de embalagens. 

Quanto às iniciativas de financiamento sustentável, Gabriela diz: “O primeiro passo é financiar. Essas linhas de financiamento são linhas específicas, com juros menores, com maior acesso. Então tem de ter critérios, certo? Não posso dizer que se trata de um projeto que diminui as emissões se, de fato, ele não diminuir – ou mesmo se ele conseguir essa redução, mas aumentar a desigualdade ou a contaminação de recursos hídricos.”

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo