CNI aponta crescimento de 3,3% na receita das indústrias em janeiro
Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a receita bruta das empresas industriais cresceu 3,3% em janeiro frente a dezembro, conforme apontam os Indicadores Industriais. O levantamento indica ainda um crescimento de 12,8% no faturamento industrial em relação a janeiro do ano anterior.

Diante disso, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, analisa o resultado como positivo. Mas a manutenção desse ritmo pode ser desafiadora devido à provável desaceleração econômica.
Leia mais:
- Com estande interativo e lançamentos estratégicos, Imerys se destacou na Plástico Brasil
- Clientes da Plástico Virtual se destacam na Plástico Brasil 2025
- Fechamento da Plástico Brasil 2025: o futuro da indústria de plásticos
Assim, Azevedo comenta: “Ainda há uma demanda importante por bens industriais, o que impactou a alta do faturamento. Mas a expectativa é que o consumo diminua por conta da elevação da taxa de juros, prejudicando a indústria e se refletindo no faturamento das empresas”.
O setor industrial começou o ano em alta, com um avanço de 1,9% nas horas trabalhadas na produção entre dezembro e janeiro. Com isso, revertendo a queda de 1,4% acumulada nos meses anteriores. Comparado a janeiro de 2024, o índice subiu 5,4%.
De acordo com a pesquisa, o emprego industrial cresceu 0,1% em janeiro em relação a dezembro. Quando comparado a janeiro do ano passado, o aumento foi mais significativo, alcançando 2,4%.
Sob essa perspectiva, Azevedo analisa que o emprego industrial deve crescer a um ritmo mais lento em 2025. Nesse sentido, o gerente pontua: “Esse crescimento observado em janeiro é importante. Mas a expectativa é que, à medida que a atividade dê sinais de desaceleração, a alta do emprego – que estamos vendo há algum tempo – seja interrompida.”
Indústria registra queda na massa salarial e rendimento médio em janeiro
Além disso, a pesquisa aponta uma redução de 0,3% na massa salarial da indústria entre dezembro e janeiro, com uma diminuição de 1,8% em relação a janeiro do ano passado. O rendimento médio do trabalhador também caiu 0,8% e 4%, conforme essas comparações.
Em janeiro, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada), um importante termômetro da atividade industrial, se manteve em 78,4%, o mesmo nível de dezembro. Contudo, o estudo aponta que a UCI é 1,6 ponto percentual abaixo do valor observado em janeiro de 2024.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.