Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Resíduos, aplicativo e bactéria que decompõe plástico

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Antecipadamente, hoje você vai ver a descoberta dos biólogos sobre a bactéria que decompõe plástico, o aplicativo educativo sobre o plástico e a Startup paga para consumidores a entrega de resíduos sólidos recicláveis.

Bactérias que decompõem plásticos de até 10 tipos

Novo estudo da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Suécia, revela que está aumentando o número de enzimas microbianas com capacidade de desintegrar plástico, em correlação com os níveis locais de poluição plástica, após conduzir medições de amostras de DNA ambiental em todo o mundo.

Contudo, em estudos anteriores, têm sido descobertas muitas enzimas diferentes com capacidade de desintegrar plásticos.

A quantidade e a diversidade de enzimas que decompõem o plástico estão aumentando, como resultado direto aos níveis locais deste tipo de poluição.

Dessa forma, no total encontraram mais de 30.000 “homólogos” de enzimas com potencial para degradar 10 tipos diferentes de plásticos comumente usados. 

Contudo, os pesquisadores acreditam que seus resultados poderiam potencialmente ser usados para descobrir e adaptar enzimas para novos processos de reciclagem

No futuro, os biólogos planejam criar comunidades microbianas para decomposição de tipos particulares de polímeros.

Leia também a ilha flutuante para recolher plástico.

Aplicativo ensina quais são os tipos de plástico e como descartar o material

Informações e curiosidades sobre o plástico estão disponíveis no aplicativo Desplastifique-se criado por um grupo de estudantes da UNILA.

Em suma, o aplicativo tem o objetivo de auxiliar as pessoas a entenderem o que é o plástico e como descartar da melhor forma esse material tão danoso ao meio ambiente.

Assim, uma capivara simpática, mascote da Universidade, guia o usuário pelo aplicativo, que explica quais são os diferentes tipos de plástico, indica pontos de coleta desses materiais recicláveis e conta com jogos que estimulam o aprendizado.

O aplicativo é voltado para o público jovem, principalmente estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, e nasceu durante as atividades de produção e envase de álcool glicerinado, que foi distribuído durante a pandemia.

Os integrantes do projeto pretendem percorrer algumas escolas não só para divulgar o aplicativo, mas também para utilizá-lo com os alunos, que são o público-alvo do projeto. 

Até lá, o Desplastifique-se deve receber novas funcionalidades, como informações sobre como tratar o pós-consumo.

Startup paga quase R$ 3 mil para consumidores com entrega de resíduos sólidos recicláveis

Os gaúchos começam a aumentar sua receita com a entrega de resíduos sólidos recicláveis. 

Nas três unidades da startup Ciclo, integrante do Grupo Recicla com sede em Cachoeirinha e localizadas nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Xangri-la, foram recolhidos mais de cinco mil quilos de:

  • Alumínio;
  • Pet;
  • Papelão;
  • Papel misto;
  • Plásticos;
  • Embalagem longa vida;
  • Vidro. 

Dessa forma, esses produtos renderam aos consumidores um valor de quase R$3 mil.

Com sede em Cachoeirinha, o Ciclo tem hoje sete funcionários e começou suas atividades de atendimento ao público em junho de 2021. 

Em suma, os espaços coletam resíduos como papel, papelão, embalagem longa vida, plástico duro, plástico filme, plástico de bebidas e suas tampas, além de alumínio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo