Braskem
Notícias

11º ENAFER centra debates na definição do Rota 2030

Encontro Nacional de Ferramentarias ocorre nos dias 17 e 18 de maio em Caxias do Sul (RS)

Após um período de três anos consecutivos de atividade produtiva muito baixa e faturamento em queda brusca, a economia brasileira dá indicativos, ainda tímidos, de retomada. O cenário induz para que uma parcela representativa do empresariado esqueça os efeitos danosos da crise e deixe de cobrar políticas governamentais de longo prazo, para que deem sustentabilidade aos negócios.

A 11ª edição do ENAFER – Encontro Nacional de Ferramentarias – foi confirmada para os dias 17 e 18 de maio, na cidade de Caxias do Sul (RS), e tem como um de seus objetivos manter o empresariado mobilizado, especialmente em torno da definição do Programa Rota 2030, fundamental para que a indústria de ferramentaria crie condições para vislumbrar seu negócio a longo prazo.

Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, a ABINFER, organizadora do evento, diz que “não podemos, em função de um sopro de retomada, baixar a guarda e esquecer todas as dificuldades que passamos e que ainda não estão totalmente superadas. Construir uma política estruturante de longo prazo é vital para dar continuidade no setor, e isto será pauta central no 11º ENAFER”.

Segundo Dihlmann, o mercado segue em situação delicada e instável, principalmente pelas indefinições no que se refere às eleições presidenciais de outubro, pois alguns nomes em evidência chegam a considerar ser bobagem investir na indústria brasileira, e usam como argumentos países como o Chile, que aposta no turismo, serviços e comércio, mas esquecem de outras nações desenvolvidas e potências, como Alemanha, Estados Unidos e Japão. “Temos que discutir e definir, desde já, uma política industrial de Estado e não de governo. O programa Rota 2030 é o caminho neste momento e por ele precisamos estar mobilizados, e mostrar isto no 11º ENAFER, com grande participação”.

O presidente da ABINFER ainda destaca a presença do ministro Marcos Jorge, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que tratará sobre a importância do programa Rota 2030 para o futuro da indústria automotiva e de ferramentaria no Brasil, em palestra agendada para às 13h35, no dia 18. “O ministro precisa ver que o empresariado está mobilizado nesta demanda, sentir a pressão do setor, por meio de uma grande participação no evento”, reforça.

Gelson de Oliveira, vice-presidente técnico da ABINFER, acrescenta que as regras de atuação devem ser claras para que o empresariado possa definir a sua estratégia de negócio, e direcionar ações pra o mercado interno ou com aposta no externo. De acordo com ele, o InovarAuto, programa que pautou as políticas do setor automotivo nos últimos anos e que se encerrou em dezembro de 2017, garantiu que as ferramentarias se mantivessem ativas, mesmo com as dificuldades decorrentes da crise vivida. “Teria sido muito pior sem o InovarAuto. Por isso, a necessidade urgente da aprovação do Rota 2030”, sustentou.

Programação do 11º ENAFER

A 11º edição do ENAFER será realizada em dois dias. Nas edições anteriores, as atividades foram concentradas em um único dia, com o objetivo de oferecer ao máximo informações estratégicas para os empresários. Como forma de atender uma demanda de patrocinadores, que passam de 60 marcas nesta edição, a organização optou por criar um dia específico para tratar de temas técnicos.

Para seguir esta decisão, a quinta-feira (17/05) será reservada para workshops, desenvolvidos em salas com capacidade para até 70 participantes, apresentados por patrocinadores, que divulgarão seus produtos e serviços. Segundo a avaliação do presidente da ABINFER, a maioria dos participantes do encontro será formada por empresários locais ou regionais.

Os workshops técnicos ocorrerão em salas da Universidade de Caxias do Sul, a partir de 8h. Até o momento estão confirmadas palestras conduzidas por representantes das marcas Top Solid, Polimod, +GF+, Casafer, Villares Metais e Produttare. As inscrições gratuitas podem ser feitas diretamente no link: http://www.enafer.com.br/workshops-tecnicos/.

O ENAFER iniciará na quinta-feira (17/05) com jantar de confraternização e, na sexta-feira, ocorre a abertura oficial, que está programada para início às 9h, com manifestações de Jaime Lorandi, presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, e Christian Dihlmann, da ABINFER.

A programação contempla quatro palestras, duas mesas redondas, assembleia geral da ABINFER, almoço e intervalos para momentos de networking. Todas as atividades serão concentradas no UCS Teatro, no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul. As inscrições gratuitas podem ser feitas em http://www.enafer.com.br, onde também está disponível a programação completa do evento.

Tag

Artigos relacionados