Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Tabela fipe de preços para máquina agrícolas

O levantamento será mensalmente e trará o preço médio de mais de 250 modelos de tratores e colheitadeiras usadas

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é responsável pela publicação da Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas. 

A princípio, esse levantamento será mensalmente, passando a ser publicado esse mês. Sendo o primeiro do gênero no segmento com acesso ao público.

Leia mais:

Assim, abrangendo a maioria dos modelos de tratores e colheitadeiras usados à venda no país.

Sérgio Crispim, professor e economista, líder do time da Fipe, diz que trata-se de uma antiga reivindicação do agronegócio.

Ele explica: “Até agora o mercado não possuía nenhuma referência de preços. A tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas cumpre esse papel”.

Sobretudo, são cerca de três anos que Crispim e a equipe vem afinando a metodologia de pesquisa das cotações, a composição de pesos e parâmetros.

Isto é, de forma que a Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas espelhe a realidade do mercado.

Os preços médios e os fatores que surtem efeitos na cotação

TABELA FIPE MAQUINAS AGRICOLAS

Os preços médios em nível nacional refletem os efeitos de fatores. Como, por exemplo, as diferenças regionais, número de horas trabalhadas, opcionais e acessórios, estado de conservação, entre outros elementos.

De início, a Tabela apresenta as cotações médias de mais de 250 modelos de máquinas agrícolas.

Assim, representando 90% em valor do que é transacionado no segmento de usados.

Dessa forma, essa Tabela permite consulta online de acordo com a marca, modelo e ano de fabricação do equipamento.

Sendo dividida em dois grupos, os tratores e as colheitadeiras. Gradualmente serão incluídas Máquinas de menor apelo comercial e também os modelos novos.

Crispim ressalta que a maior parte da comercialização de máquinas agrícolas usadas acontece em sites especializados e nas concessionárias do segmento.

Nos players, bem como, para as seguradoras e agentes financeiros, a Tabela deve ganhar a mesma importância da conhecida e tradicional Tabela Fipe de veículos.

Crispim finaliza: “Estamos oferecendo uma ferramenta que vai contribuir para a organização do segmento, ajudando-o a se desenvolver e a crescer ainda mais”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo