Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Alíquota de importação do polipropileno é reduzida

A redução é uma vitória para a indústria do setor do plástico, e é visto com bons olhos para o futuro

O Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior), homologou uma redução de 6,5% da alíquota de importação de PP (Polipropileno).

Nesse sentido, a Agência Brasil destacou no registro da medida a característica de multiplicidade de aplicações da poliolefina.

Leia mais:

Como, por exemplo, em embalagens flexíveis, sacos para grãos e fertilizantes, cadeiras, brinquedos, eletrodomésticos e autopeças.

Essa redução da alíquota de importação do polipropileno, estava entre os mais oportunos pleitos da ABIPLAST, a associação da indústria do plástico, junto ao governo.

Qual a motivação para a redução?

José Ricardo Roriz, presidente da associação, acredita que o governo tem entendido o problema estrutural que mercados fechados com monopólio geram em toda a cadeia.

Por isso, tenha motivado baixar a tarifa para importação, uma vez que não se trata de desabastecimento ou oferta interna insuficiente.

Roriz analisa: “Provavelmente, isto foi fruto de uma análise criteriosa do mercado doméstico, visto que as altas tarifas geram um desequilíbrio na cadeia produtiva”.

Mas, além do PP, outros produtos também tiveram redução na alíquota de importação, no total foram 13.

Nove destes tiveram a tarifa zerada, 3 tiveram a alíquota diminuída para 2%, e o polipropileno foi o único que teve redução para 6,5%

Os antidumpings existentes para o PP

Para o presidente da ABIPLAST, a decretada redução da alíquota de importação de polipropileno, embora importante para o setor, não soluciona os efeitos negativos.

Principalmente, sobre as medidas antidumping aplicadas para importantes origens, como Índia, África do Sul e Estados Unidos. Elas seguem vigentes.

Além disso, de acordo com Roriz, a ABIPLAST tem trabalhado para minimizar os impactos negativos das altas tarifas de importação de matéria-prima.

O presidente destaca: “Atuamos em estratégias para o aumento da competitividade do setor e para a existência de uma ocorrência entre os fornecedores de matéria-prima”.

Assim, ele acredita ter um melhor acesso a mercados internacionais, novas tecnologias e materiais avançados.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo