Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Sustentabilidade: O comprometimento dos distribuidores de resinas plásticas

A ADIRPLAST tem incentivado seus associados a buscar soluções mais verdes para os seus negócios. Conheça as novidades oferecidas por algumas das 28 empresas associadas para a sustentabilidade

  1. Projetos sustentáveis personalizados da Fortymil
  2. Linha biodegradável da APTA Resinas
  3. Masterbatches produzidos de resinas recicladas da Pro-Color

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) incentiva todos os seus associados a apostarem em novas tecnologias e ações capazes de tornar a distribuição de plásticos um negócio com soluções cada vez mais sustentáveis.

Laercio Gonçalves, presidente da entidade explica “Sabemos da importância do plástico na vida do ser humano, por isso trabalhamos incansavelmente para derrubar o falso mito de vilão que o produto carrega. No entanto, também temos a consciência que é preciso apostar em novas tecnologias e práticas dentro de nossas empresas”.

A sustentabilidade em projetos da Fortymil

Atentos às mudanças, a Fortymil investe fortemente em um programa de logística reversa. Através da Plastimil, empresa do Grupo Fortymil focada em Economia Circular, ela oferece a todos os seus clientes a compra ou benefício de resíduos. 

Ricardo Mason, diretor da empresa explica “Oferecemos também diversos projetos customizados conforme a necessidade de nossos parceiros. Um deles foi o desenvolvimento da criação de um processo inovador que permite reciclar um tipo de plástico usado pelo cliente, que antes era descartado em aterro e transformá-lo em material de construção civil”.

Segundo o executivo, o tema sustentabilidade é tratado na empresa desde a sua fundação, há 48 anos. Este assunto não é novidade para nós, que nascemos com esta premissa”.

Ele, inclusive, foi um dos que contribuiu para a formatação da Rede de Cooperação para o plástico desde o seu início “Somos um grupo de pessoas e empresas unidos para fomentar a reciclagem em todos os elos da cadeia”.

Entre outras ações, a Fortymil também é parceira do Projeto Tampinha Legal, no qual é responsável pelo recolhimento e reciclagem de milhares de tampinhas no Estado de São Paulo. “O segredo para apostar na sustentabilidade é desenvolver projetos que são viáveis economicamente para todo elo da cadeia. É nisso que trabalhamos”.

Linha biodegradável da APTA Resinas

Além de se engajar em programas que promovem a reciclagem ou reaproveitamento do plástico, os distribuidores associados à ADIRPLAST também têm apostado na oferta de “produtos verdes”. A APTA Resinas, por exemplo, disponibiliza aos clientes o PLA da Linha Luminy – um material biodegradável e de fonte renovável.

O diretor da APTA, Eduardo Cansi diz “A implementação de soluções mais sustentáveis é acima de tudo um veículo de inovação e virada de chave. Pensar sustentável e colocar os projetos em prática é demonstrar que estamos pensando na sustentabilidade de um modo geral, e, antevendo as contínuas mudanças do mercado”.

Alexandre Pastro, diretor da empresa associada Actplus conta que a oferta de produtos sustentáveis integra a premissa da organização. “Oferecemos soluções sustentáveis para o mercado de tingimento e compostos, utilizado a linha BioPCR Activas que podem ser aplicados em embalagens e peças técnicas em geral”. 

Além de trabalhar com produtos sustentáveis, Pastro conta que a empresa ainda faz parte do programa de logística reversa da Activas que, por sua vez, está integrada ao Projeto ESG – Economia Circular. “Graças a esse programa retiramos as sacarias e/ou big bags vazios através de caçambas plásticas de 1000 litros e esse material volta ao mercado em forma de PCR”, explica.

Sustentabilidade em resinas recicladas da Pro-Color

A associada Pro-Color trabalha com produtos sustentáveis há mais de 10 anos. Na prática, seus produtos permitem que a produção através de material recuperado seja possível. 

Roberto Clauss, diretor da empresa explica “Oferecemos masterbatches produzidos a partir de resinas recicladas para aplicações específicas. Entre esses produtos estão um aditivo para eliminar odores desagradáveis das resinas recicladas; aditivo dessecante para absorção da umidade presentes nessas resinas e aditivos aromatizantes”.

Segundo ele, a companhia ainda oferece aos clientes aditivos que modificam o índice de fluidez para ajustar a resina a uma determinada aplicação, aditivo clarificante, que por sua vez, contribui com melhor aspecto visual da resina recuperada, além de anti-UV. “Isso permite o prolongamento da vida útil do material plástico contribuindo diretamente com o aumento do ciclo de utilização do produto final”.

No que diz respeito a sua operação, conta Clauss, a sustentabilidade também é premissa dentro da Pro-Color, que tem implementado diversas políticas sustentáveis. “Temos captação de água de chuva, incineração de materiais tóxicos e coleta de materiais plásticos diversos com destino a ações sociais”. 

O empresário ainda informa que, a partir desse mês de novembro, inicia as atividades industriais na nova planta de Embu da Artes, 100% dedicada à comercialização de materiais sustentáveis.

A Entidade

A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes biorientados, plásticos de engenharia, masterbatches e compostos. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos.

A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, estreitar o relacionamento com as empresas produtoras e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.

Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de insumos plásticos que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R $4,5 bilhões em 2020. Elas responderam por cerca de 12% de todo o volume de polímeros, masterbatch, compostos e filmes biorientados comercializados no país.

Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e crédito. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de plásticos no Brasil. Para atendê-los, a entidade emprega cerca de 150 representantes externos e mantém 200 postos de atendimento, contando com equipes de assistência técnica e de pós-venda.

Para mais informações, acesse www.adirplast.org.br e aproveite para cadastrar seu e-mail e receber informações sobre distribuição de resinas plásticas, filmes biorientados, plásticos de engenharia, masterbatches e compostos.

 Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo