No mês de dezembro, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), apresentou aumento de confiança em relação às oscilações dos meses anteriores. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) executa a pesquisa e com os resultados revelou-se que o Índice subiu de 50,4 pontos para 51 pontos.
Durante os meses de setembro e outubro, o ICEI demonstrou uma queda nos pontos, enquanto no mês de novembro foi registrada uma estabilidade na confiança.
Leia mais:
- Países adiaram as negociações sobre o tratado de plástico
- Indústria é escolha de futuro para o Brasil – Artigo por Rafael Lucchesi
- Circular Monday propõe consumo consciente e sustentabilidade na Black Friday
Sendo assim, entre os principais motivos que justificam esse avanço, está a avaliação menos negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas. Os analistas chegaram a esta conclusão com pesquisa feita pela CNI.
Quanto aos números de entrevistados, a Confederação revela que o total foi de 1.356 indústrias brasileiras. O período de análise aconteceu entre os dias 01 e 07 de dezembro de 2023.
Os critérios de avaliação do cenário do ICEI
Em relação aos outros critérios de avaliação, examinam as expectativas para os próximos meses, tanto para as empresas, quanto para a economia brasileira.
No entanto, sobre as duas primeiras avaliações, que medem as condições atuais das empresas e da economia do país, o valor permanece abaixo de 50 pontos. O registro teve pontuação menos negativa, no entanto ainda não alcançou a linha divisória que índica uma condição de melhora.
Apesar disso, essas condições já estiveram mais graves em outros momentos. Sobre isso, a economista da CNI, Larissa Nocko, explica: “Dizemos que a avaliação é menos negativa porque o componente de condições atuais permanece abaixo dos 50 pontos, região que indica piora, mas a avaliação era ainda mais crítica em novembro. Já as expectativas permaneceram estáveis, indicando uma leitura otimista para os próximos meses”.
Além disso, Nocko, aponta como esse indicador se comportou ao longo do ano. Segundo ela, os estudos mostraram que em 2023 o índice de confiança do empresário industrial permaneceu abaixo da média histórica.
Diante disso, mesmo com a melhoria em dezembro, a situação ainda apresenta-se como um cenário crítico para a indústria.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.