Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Os plásticos continuam atendendo às demandas de construção

Na CHINAPLAS 2021 os visitantes encontram tecnologias que ajudam em um futuro mais sustentável

Os mais recentes desenvolvimentos em plásticos e borracha no setor de construção civil vão estar em exibição na CHINAPLAS 2021 em Shenzhen, de 13 a 16 de abril. Como mercado final, a construção civil é há muito tempo um dos maiores consumidores de materiais compostos de plástico e polímero. As aplicações são diversas e variam de telhados, decks, revestimentos, cercas e isolamento a tubos, pisos, painéis solares, janelas e portas e muito mais.

Dados recentes do U.S. Census Bureau indicam que a construção residencial privada dos EUA tem se recuperado desde o verão passado, depois de cair de março a maio, enquanto a economia desacelerava devido à pandemia. O aumento continuou ao longo de 2020 e, em dezembro, os gastos com construção residencial privada aumentaram 21,5% em relação a dezembro de 2019.

Na construção, as aplicações tendem a valorizar a durabilidade e ter uma longa vida útil, às vezes permanecendo em uso por vários anos. O objetivo é minimizar o desperdício durante a produção e incorporar mais conteúdo reciclado em produtos como telhados e decks.

O Vinyl Sustainability Council (VSC), com sede nos Estados Unidos, apresentou recentemente seu Prêmio de Reciclagem de Vinil 2020 para duas empresas – Azek Co. e Sika Sarnafil, uma unidade da Sika AG. A Azek, aumentou o uso de conteúdo reciclado em sua marca TimberTech de pranchas de deck de PVC com tampa de 30% para 63%. Ela obteve quase metade do material reciclado de fontes externas pós-industriais e pós-consumo, desviando cerca de 300 milhões de libras de resíduos de aterros em 2019.

Enquanto isso, a Sika Sarnafil, foi reconhecida por usar conteúdo reciclado nas marcas Sarnafil e Sikaplan de seus produtos para telhados de camada única. Esses materiais agora contêm um conteúdo reciclado de 10% certificado pela UL.

A Compounder Teknor Apex Co. acaba de lançar novos compostos à base de poliolefina altamente resistentes às intempéries para as camadas externas ou “cap” de decks de madeira, plástico composto de cor escura (WPC). Esses materiais oferecem maior durabilidade e resistência a arranhões do que os compostos concorrentes amplamente usados, enquanto ajudam os fabricantes a conter custos.

Chamado de Weatherguard WG-9000 Series, esses compostos são feitos com uma combinação de polietileno e farinha de madeira, e podem oferecer melhorias de cinco a dez vezes no alongamento e resistência ao impacto em comparação com um composto concorrente padrão.

A NeoGraf Solutions LLC, introduziu um aditivo retardador de chamas à base de grafite, não halogenado, projetado para aplicações de plásticos que requerem excelente retardamento de chamas na construção, como telhados de polipropileno, bem como outros setores, como aeroespacial e trânsito de massa.

A NeoGraf tem como alvo seu novo aditivo FR de flocos de grafite expansível GrafGuard 280-50N para uso em termoplásticos, especialmente polímeros especiais com altas temperaturas de processamento, como compostos e sistemas multifuncionais com alto ponto de fusão para aplicações moldadas por injeção e termoformadas.

A fornecedora de construção holandesa fischer Benelux BV, juntamente com a alemã FISCO GmbH, estão usando materiais compostos para criar um dispositivo de suporte de força chamado ThermoBracket.

A peça funciona como um elemento de fachada em edifícios e substitui os sistemas de fixação de alumínio que os construtores normalmente usam para anexar fachadas ventiladas às estruturas de edifícios. O alumínio é forte e leve, mas também tende a atuar como ponte térmica por apresentar condutividade térmica superior à dos materiais ao seu redor, o que pode causar condensação e problemas de isolamento térmico.

A FISCO e a fischer testaram várias tecnologias de resina e determinaram que o desmocomp entregava a melhor carga mecânica, resistência à chama e propriedades de isolamento.

Apesar da pandemia global, tanto os materiais quanto os equipamentos usados ​​na indústria de construção continuam em demanda. Além disso, a inovação continua aumentando rapidamente a estética e o desempenho do produto, bem como em relação aos esforços para encontrar maneiras cada vez mais sustentáveis ​​de aproveitar os materiais reciclados nos produtos finais desejados.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo