Bulher
Notícias

Os plásticos continuam atendendo às demandas de construção

Na CHINAPLAS 2021 os visitantes encontram tecnologias que ajudam em um futuro mais sustentável

Os mais recentes desenvolvimentos em plásticos e borracha no setor de construção civil vão estar em exibição na CHINAPLAS 2021 em Shenzhen, de 13 a 16 de abril. Como mercado final, a construção civil é há muito tempo um dos maiores consumidores de materiais compostos de plástico e polímero. As aplicações são diversas e variam de telhados, decks, revestimentos, cercas e isolamento a tubos, pisos, painéis solares, janelas e portas e muito mais.

Dados recentes do U.S. Census Bureau indicam que a construção residencial privada dos EUA tem se recuperado desde o verão passado, depois de cair de março a maio, enquanto a economia desacelerava devido à pandemia. O aumento continuou ao longo de 2020 e, em dezembro, os gastos com construção residencial privada aumentaram 21,5% em relação a dezembro de 2019.

Na construção, as aplicações tendem a valorizar a durabilidade e ter uma longa vida útil, às vezes permanecendo em uso por vários anos. O objetivo é minimizar o desperdício durante a produção e incorporar mais conteúdo reciclado em produtos como telhados e decks.

O Vinyl Sustainability Council (VSC), com sede nos Estados Unidos, apresentou recentemente seu Prêmio de Reciclagem de Vinil 2020 para duas empresas – Azek Co. e Sika Sarnafil, uma unidade da Sika AG. A Azek, aumentou o uso de conteúdo reciclado em sua marca TimberTech de pranchas de deck de PVC com tampa de 30% para 63%. Ela obteve quase metade do material reciclado de fontes externas pós-industriais e pós-consumo, desviando cerca de 300 milhões de libras de resíduos de aterros em 2019.

Enquanto isso, a Sika Sarnafil, foi reconhecida por usar conteúdo reciclado nas marcas Sarnafil e Sikaplan de seus produtos para telhados de camada única. Esses materiais agora contêm um conteúdo reciclado de 10% certificado pela UL.

A Compounder Teknor Apex Co. acaba de lançar novos compostos à base de poliolefina altamente resistentes às intempéries para as camadas externas ou “cap” de decks de madeira, plástico composto de cor escura (WPC). Esses materiais oferecem maior durabilidade e resistência a arranhões do que os compostos concorrentes amplamente usados, enquanto ajudam os fabricantes a conter custos.

Chamado de Weatherguard WG-9000 Series, esses compostos são feitos com uma combinação de polietileno e farinha de madeira, e podem oferecer melhorias de cinco a dez vezes no alongamento e resistência ao impacto em comparação com um composto concorrente padrão.

A NeoGraf Solutions LLC, introduziu um aditivo retardador de chamas à base de grafite, não halogenado, projetado para aplicações de plásticos que requerem excelente retardamento de chamas na construção, como telhados de polipropileno, bem como outros setores, como aeroespacial e trânsito de massa.

A NeoGraf tem como alvo seu novo aditivo FR de flocos de grafite expansível GrafGuard 280-50N para uso em termoplásticos, especialmente polímeros especiais com altas temperaturas de processamento, como compostos e sistemas multifuncionais com alto ponto de fusão para aplicações moldadas por injeção e termoformadas.

A fornecedora de construção holandesa fischer Benelux BV, juntamente com a alemã FISCO GmbH, estão usando materiais compostos para criar um dispositivo de suporte de força chamado ThermoBracket.

A peça funciona como um elemento de fachada em edifícios e substitui os sistemas de fixação de alumínio que os construtores normalmente usam para anexar fachadas ventiladas às estruturas de edifícios. O alumínio é forte e leve, mas também tende a atuar como ponte térmica por apresentar condutividade térmica superior à dos materiais ao seu redor, o que pode causar condensação e problemas de isolamento térmico.

A FISCO e a fischer testaram várias tecnologias de resina e determinaram que o desmocomp entregava a melhor carga mecânica, resistência à chama e propriedades de isolamento.

Apesar da pandemia global, tanto os materiais quanto os equipamentos usados ​​na indústria de construção continuam em demanda. Além disso, a inovação continua aumentando rapidamente a estética e o desempenho do produto, bem como em relação aos esforços para encontrar maneiras cada vez mais sustentáveis ​​de aproveitar os materiais reciclados nos produtos finais desejados.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo