Casa / Perguntas / O que é Bioplástico?

O que é Bioplástico?

Reciclar para economizar e ser biodegradável: essa é a proposta do bioplástico

Diferente do plástico comum, oriundo do petróleo, que causa danos ambientais e produz grande quantidade de gases na atmosfera, causando o efeito estufa, o bioplástico ou plástico biodegradável é formado por resinas biodegradáveis derivadas de fontes renováveis de biomassa, como gorduras e óleos.

Quando ocorre o processo de biodegradação? E como ele se diferencia da degradação?

O processo de biodegradação ocorre quando os microrganismos desintegram os materiais que são descartados no meio ambiente como fontes de alimento. Existem 2 processos diferentes: degradação e biodegradação.

Na degradação as cadeias poliméricas são quebradas na ligação carbono-carbono, esse processo pode ser provocado pelo calor, umidade ou enzimas microbiológicas, dessa forma o plástico se torna menos resistente e, por consequência, mais fácil de ser fragmentado.

Já na biodegradação, as cadeias de carbono passam pela membrana celular dos microrganismos e se tornam alimentos que são transformados em água, biomassa, dióxido de carbono ou metano.

Benefícios do bioplástico

Como o bioplástico é fabricado por fontes renováveis e, dessa forma não possui petróleo em sua composição, não causa fortes danos ao meio ambiente. A sua decomposição é mais rápida, beneficia seus decompositores e também os seres humanos.

Curiosidades

As sacolas plásticas derivadas do petróleo têm um processo de decomposição de, em média, 100 anos. Enquanto as sacolas biodegradáveis demoram 2 anos para o mesmo processo.

Além disso, verifique

O que é um o moinho para plástico?

O moinho para plástico é uma máquina muito utilizada no processo de reciclagem do plástico, …