Nossa história — SEIBT comemora 50 anos como referência no mercado de reciclagem
SEIBT celebra os 50 anos em 2024 e destaca sua trajetória desde a fundação até a atualidade. A empresa, que começou como pioneira na transformação plástica pré e pós-consumo, hoje atende o mercado nacional e internacional
Nossa história — SEIBT comemora 50 anos como referência no mercado de reciclagem
Ao completar 50 anos, em 2024, a SEIBT segue liderando soluções de alta performance para reciclagem, seja fornecendo sistemas, seja fornecendo equipamentos, em território nacional e internacional. Diante desse cenário, a empresa concedeu uma entrevista ao Portal Plástico Virtual destacando momentos marcantes de mudança e objetivos futuros.
Em 1974, nascia uma empresa referência em transformação plástica pré-consumo e pós-consumo, tanto em termos de coleta seletiva quanto em resíduos industriais. Naquela época, a SEIBT enxerga a possibilidade de contribuir para o mercado de reciclagem, conta Adão Braga, Gerente Comercial da SEIBT, sobre o pioneirismo da empresa no segmento.
Leia mais:
- Soluções sustentáveis da Fuplastic, plástico feito de dióxido de carbono e bicicleta de plástico
- Ecobags de plástico reciclado, estradas de ferro com plástico e pneus feitos de garrafas PET
- Plástico biodegradável, copo biodegradável de mandioca e bagaço de cana e embalagem de plástico 100% reciclado
Nos anos 80, o Brasil iniciava suas práticas sustentáveis, ainda em fases de conscientização sobre a importância da reciclagem, Braga aponta as incertezas referentes à aceitação e demanda por sistemas no segmento industrial.
A princípio, a SEIBT destaca que, em 1985, quando produziu sua primeira linha de reciclagem para polietileno e polipropileno pós-consumo, já acreditava no crescimento dessa área no Brasil.
Perante a consolidação no mercado brasileiro, a empresa expandiu seus negócios para a esfera internacional. Nesse sentido, perguntamos:
PV: Em que momento a empresa identificou a oportunidade de expandir seus negócios para além do mercado nacional?
Adão Braga— A Seibt identificou a oportunidade de expansão internacional a partir dos anos 2000, quando percebeu que sua expertise em reciclagem e processamento de plásticos poderia ser aplicada em mercados globais que enfrentavam desafios semelhantes.
Nesse processo de expansão, a empresa destaca a participação em feiras, um dos fatores que levou ao reconhecimento das demandas externas.
Assim, o Gerente continua:
Adão Braga— Os benefícios da expansão incluíam o aumento da competitividade e o fortalecimento da marca no exterior. Entretanto, os riscos envolviam questões logísticas, adaptação às normas e regulamentações de outros países e a necessidade de prestar suporte técnico em mercados distantes.
Com o advento da indústria 4.0 e as transformações tecnológicas trazidas por ela para a indústria plástica, a SEIBT, que já se posicionava como uma apoiadora da inovação, integrou ainda mais tecnologias de automação em seus desenvolvimentos.
Adão Braga — SEIBT reconheceu que a incorporação dessas ferramentas seria fundamental para otimizar a eficiência de suas máquinas e oferecer soluções mais modernas e competitivas. A automação permitiu à Seibt desenvolver sistemas mais precisos. Assim, reduzindo a interferência humana, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos produtos finais.
Ainda analisando as transformações da empresa ao longo dos anos, o Portal perguntou ao Gerente Comercial:
PV: Quais foram as maiores conquistas da SEIBT desde sua fundação, tanto em termos de crescimento da empresa quanto de impacto no setor de reciclagem?
Adão Braga — As maiores conquistas da SEIBT incluem o desenvolvimento contínuo de tecnologias inovadoras para reciclagem, como as linhas de reciclagem de alta eficiência e automação, que ajudaram a transformar o setor no Brasil.
Em termos de crescimento, a SEIBT consolidou sua presença tanto no mercado nacional quanto internacional, sendo reconhecida como uma referência em máquinas para reciclagem de plásticos. O impacto no setor foi significativo, contribuindo para a sustentabilidade e fomentando a economia circular.
Em relação às tendências globais, a SEIBT mantém-se atenta às novidades de sustentabilidade e economia circular. Isso porque a empresa envolve-se com projetos focados em reaproveitamento de materiais e minimização de desperdícios.
PV: A SEIBT planeja incorporar novos projetos em seus serviços no futuro?
Adão Braga — No futuro, a SEIBT planeja investir ainda mais em tecnologias que promovam uma maior eficiência energética e a utilização de materiais recicláveis. Fortalecendo sua posição como líder em soluções sustentáveis no setor de reciclagem. A empresa também estuda parcerias e novos projetos que englobem o conceito de economia circular de forma mais abrangente.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.