Bulher
Notícias

O que é a norma NR5 – CIPA?

A DSkills explica o que é a norma e como funciona a gamificação de aprendizagem da regulamentação

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, porém, para alcançar este objetivo, é imprescindível o estabelecimento de comissões proativas, que tenham na negociação cotidiana sua melhor estratégia, promovendo melhorias nas condições de trabalho.

A NR5 é uma norma regulamentadora que trata de todos os aspectos relacionados à CIPA. Dessa forma, essa NR estipula todas as regras, condições e demais detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos na CIPA.

Andreia Rocha, especialista em segurança do trabalho e educação e sócio fundadora da DSkills, explica que esta NR é importante, porque possui a negociação como um de seus pilares, além de servir como elo entre a empresa, os empregados e a sindicatos representativos, buscando sempre as melhores alternativas para promover a saúde, a preservação de vidas e as condições de trabalho.

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. O seu dimensionamento varia de acordo com a atividade econômica e o grau de
risco da empresa.

São múltiplas as atribuições, dos membros da CIPA, todas com foco no principal objetivo: a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Algumas funções dos membros são realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho, elaborar o mapa de riscos e plano de trabalho, avaliação do cumprimento das metas, realização de campanhas educativas e a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

A DSkills promove o treinamento de forma interativa e com aprendizagem experiencial, atendendo os conteúdos exigidos na NR5, porém, de maneira que seja totalmente aplicado no seu dia a dia.

Todos os conteúdos são estruturados para que durante os cursos, os membros da CIPA executem as atribuições na realidade da empresa e com as informações coletadas, possam elaborar um plano de ação já para a primeira reunião ordinária. Ou seja, as horas utilizadas no curso já serão aplicadas na sua atuação como membro da CIPA, tendo um ganho de tempo de 20h para as reuniões.

Andreia explica que o uso da gamificação melhora a motivação intrínseca dos membros da CIPA, despertando a curiosidade, o aprendizado ativo, análise crítica e analítica e a criatividade para a percepção de riscos. “Um conjunto de competências são desenvolvidas quando utilizamos a gamificação, tendo maiores resultados na aprendizagem e na mudança de comportamento.”

Além da NR5 – CIPA, a DSkills já contou sobre como a norma NR12 funciona, e como é aplicada no mercado plástico.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo