Bulher
EconomiaEmpresaNotícias

O que é a norma NR 12?

A DSkills explica como a norma funciona e de que maneira é aplicada na indústria do plástico

A norma NR 12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em todas as fases de uma máquina e equipamento, desde o projeto até o descarte.

Para garantir a segurança dos trabalhadores, a norma exige, de forma simplificada, que as zonas de perigo das máquinas e equipamentos possuam sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos interligados, que resguardem proteção à saúde e à integridade física dos profissionais. Além disso, é importante observar a existência de medidas administrativas: procedimento operacional e registro das manutenções.

Para adequar máquinas e equipamentos à NR 12, a adoção de sistemas de segurança nas zonas de perigo deve considerar as características técnicas da máquina e do processo de trabalho e as medidas e alternativas técnicas existentes, de modo a atingir o nível necessário de segurança previsto nesta NR.

Outro ponto fundamental é referente a capacitação, todos os colaboradores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta NR, para a prevenção de acidentes e doenças.

Para a indústria do plástico, a startup DSkills, que oferece cursos normativos com o uso da gamificação, dispõe do Curso de Segurança na Operação de Injetoras, sendo totalmente elaborado com atividades que direcionam os trabalhadores para a aplicação em suas atividades diárias, adequando o conteúdo de acordo com os tipos de máquinas e equipamentos, atendendo os requisitos exigidos pela NR.

A sócio fundadora da DSkills, Andreia Rocha, explica que as empresas do setor plástico, além o atendimento da legislação, precisam muitas vezes atender Convenções Coletivas de Trabalho.

Os treinamentos são oferecidos no formato híbrido, on-line e com validação presencial, ou on-line com convalidação de conteúdos e validação presencial. Utilizam a metodologia exclusiva de gamificação, que promove o engajamento dos colaboradores e permite a realização dos conteúdos de forma individual, no seu melhor tempo.

Todos os treinamentos da startup são estrategicamente estruturados para que o aluno consiga desenvolver as competências necessárias (soft e hard skills) e aplicá-las com segurança em suas atividades ocupacionais.

Andreia finaliza dizendo que a DSkills entrega a aprendizagem experiencial, propostas que reflitam a realidade da situação a ser encarada pelo aluno. “Entregamos a realização de treinamentos de forma fácil com a aprendizagem experiencial das atividades operacionais, atendendo os requisitos da legislação”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo