Bulher
Notícias

Empresa adquiri sua primeira célula robótica Yaskawa Motoman

Na NSF os robôs foram instalados na unidade produtiva com cerca de 100 colaboradores 

Empresa 100% nacional, a NSF, focada na produção de equipamentos seguros e com elevado conhecimento de engenharia, resolveu investir na automatização de seus processos, a fim de garantir maior eficiência e produtividade da sua linha de produção, requisitos imprescindíveis no cenário da indústria 4.0. 

A empresa atende indústrias, depósitos e áreas de armazenagem, com porta paletes, estantes, check stands, balcões de atendimento, guarda volumes, câmaras e expositores refrigerados, entre outros.

Júlia Frasnelli Matias Fernandes, engenheira da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da NSF, explica “antes da entrega do robô no parque fabril da empresa localizado em São Carlos, interior de São Paulo nós trabalhávamos com solda manual em todos os processos. Hoje, temos instalada a primeira célula de solda automatizada”.

A automatização de processos de solda garante um aprimoramento na segurança de produtos estruturais. A engenheira ressalta que a reprodutibilidade de cordões de solda é fundamental para a qualidade elevada das longarinas, essa foi a maior motivação para a procura por especialistas dotados de tecnologia nesta área. Após uma pesquisa de mercado e indicações de fornecedores de outros equipamentos, optaram pela Yaskawa Motoman.

A célula robótica foi instalada em unidade produtiva que conta com cerca de 100 colaboradores nos setores de perfilagem, estamparia, solda, pintura e expedição. Mais especificamente, em perfilagem de peças como longarinas e colunas, setor que sofreu recente expansão, para ampliação da produção de estruturas porta paletes.

A célula de solda automatizada chegou em um momento importante para a NSF, uma vez que o robô opera na união dos perfis de longarinas, estrutura essencial na montagem de porta paletes.

Fernandes afirma “a NSF investiu na formação de uma equipe altamente capacitada para operar o robô, atentando-se a cada detalhe de manufatura e qualidade da solda. Selecionamos profissionais da área de solda, da operação de máquinas e os familiarizados com a interface de programação. Assim, juntamente com a Yaskawa Motoman, formamos um grupo com as habilidades de programação e análise técnica”.

Como a NSF também atende os principais atacadistas e varejistas do Brasil, com equipamentos presentes em todos os estados da Federação, dispõe de uma equipe de engenheiros e técnicos para alinhar a necessidade de seus clientes, com aprimoramento constante dos equipamentos para armazenagem e exposição de produtos. Segundo Fernandes, o investimento no primeiro robô adquirido pela empresa teve payback estimado em 2 anos.

A célula robotizada possui dois robôs MA2010 com um posicionador de três eixos e dois dispositivos que absorvem uma variação no comprimento da longarina, o que permite a solda de uma grande gama das longarinas. O processo robotizado permite um planejamento de produção mais assertivo, uma repetibilidade e precisão do cordão de solda, além de uma redução na mão de obra para atender a necessidade de produção.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Seja bem-vindo ao maior Portal do Plástico da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
close-link
close-link