Casa / Notícias / Embalagens plásticas também têm conceito sustentável

Embalagens plásticas também têm conceito sustentável

Embalagens plásticas são sempre recicláveis e, portanto, fazem parte do ciclo de sustentabilidade

 

Embora demore centenas de anos para se decompor, o plástico é um dos materiais que mais permite o conceito de sustentabilidade. Além de grande parte dos produtos feitos a partir dessa matéria-prima serem retornáveis, todos os demais são recicláveis.

O plástico é um produto leve, resistente, versátil e presente em quase todos os nichos e segmentos da indústria. Mas no que realmente a indústria plástica beneficia ou facilita o cotidiano das pessoas?

Para as embalagens de alimentos e bebidas, as contribuições dos materiais plásticos são muitas, desde o melhor acondicionamento dos produtos, para que não haja contaminação ou perda, proteção, preservação do conteúdo embalado, comunicação da marca e informações sobre o conteúdo e transporte adequado dos produtos.

Além de todas essas contribuições, os materiais plásticos garantem a qualidade dos produtos embalados até o momento do consumo e desta forma prolongam a vida útil desses produtos.

 

Reciclagem que resolve

Para finalizar, todas essas embalagens têm potencial para serem recicladas, desde que descartadas no lixo correto para que as cooperativas de reciclagem tenham acesso ao material.

Uma vez nas cooperativas, empresas compram de volta esse material reciclado para produzir novas peças, criando, assim, um ciclo sustentável.

A iniciativa do descarte correto deve ser da população, mas muitas empresas e governos oferecem incentivos para isso. É o caso da Alemanha e grande parte da Europa, por exemplo, onde há um grande incentivo para a reciclagem de garrafas PET. Qualquer garrafa PET vazia pode ser devolvida em padarias, lojas, mercados e lanchonetes em troca de dinheiro, que varia em torno de 25 cents de Euro. Esse valor representa aproximadamente 1/6 do custo de uma nova garrafa de água ou refrigerante!

Por causa desse incentivo governamental e privado, os próprios cidadãos cobram dos demais que haja esse comprometimento. Quando veem que há turistas ou pessoas que desconhecem a iniciativa nas ruas, as pessoas param e explicam que aquela garrafa vale dinheiro e, portanto, não deve ser descartada no lixo comum.

No Brasil, a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) possui diversos programas que incentivam as práticas ambientais, tendo como destaque recomendação de não utilizar aditivos pró-degradantes nos materiais plásticos, além de ações educativas como a Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo, lançada em abril, dentre outras, que demostram a preocupação da Entidade com a sustentabilidade dos plásticos. 

Pense verde, recicle!

 

Novidades no setor de embalagens

Quer saber as últimas novidades em embalagens plásticas? A Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para a as Indústrias de Alimentos e Bebidas) acontece de 14 a 17 de junho, das 13h às 20h, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo

A feira reúne empresários, executivos e profissionais de toda cadeia produtiva das indústrias de alimentos e bebidas com os objetivos de: realizar negócios, estreitar relacionamentos e ampliar networking.

Faça seu credenciamento aqui: http://ow.ly/At2j30132iI

Além disso, verifique

Rio Grande do Sul tem ações intensificadas pelo PICPlast

Região é excelente cenário que envolve o desenvolvimento da indústria da transformação e promoção da …