Paixão por Transformar Braskem
EconomiaNotícias

Dicas de como evitar a poluição das águas

Confira já algumas para preservar o meio ambiente em geral

A água é o principal recurso do planeta. A preservação dela significa garantir a manutenção da vida. Entre os principais usos da água, estão o abastecimento público, saneamento, agricultura, pecuária, geração de energia, recreação e comercial.

Infelizmente, no Brasil, a poluição de rios e lagos e o desperdício deste recurso são alarmantes. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. Um estudo da ONG também aponta que, de 184 rios e corpos d’água monitorados, 27,5% apresentam qualidade ruim ou péssima e estão indisponíveis para qualquer uso.

Os principais poluidores nas cidades são o esgoto e os efluentes das indústrias, que possuem produtos tóxicos e metais pesados. Além disso, existe a poluição através do lixo jogado em locais inadequados e que acabam chegando aos rios com a enxurrada. Na zona rural, pode-se destacar os agrotóxicos das lavouras e as atividades pecuárias.

Como podemos evitar a poluição das águas?

Cada cidadão é responsável pelos impactos, positivos ou negativos, de suas atitudes. Para não contaminar ainda mais as águas, é importante mudar algumas ações como:

1 – Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Guarde o produto em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para que possa ser transformado em sabão;

2 – Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas;

3 – Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de colocar na lixeira;

4 – Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares;

5 – Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário. Algumas farmácias fazem a coleta de remédios vencidos;

6 – Reduza o desperdício de água, fechando as torneiras ao escovar os dentes, o chuveiro durante o banho, entre outras;

7 – Evite a erosão do solo, promovendo a cobertura vegetal nos locais com essa tendência;

8 – Use menos produtos químicos para limpar a casa, opte por produtos biodegradáveis.

Fonte: G1/UM®

Fique por dentro de tudo que acontece no mercado do plástico com o melhor e mais completo portal do segmento na América Latina. Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo