Confiança industrial recua em abril
A Confiança do Empresário Industrial caiu na passagem do mês de março para o mês de abril de 2024. Apesar disso, ela continua acima da linha divisória. O principal fator para o resultado vem da queda no Índice de Condições Atuais, segundo análise da CNI
Confiança industrial recua em abril
Em relação ao mẽs de março de 2024, no mês de abril, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) recuou 1,3 ponto. Mesmo com a queda, o indicador da CNI (Confederação Nacional da Indústria) marcou 51,5 pontos, ou seja, segue acima da linha de 50 pontos, e permanece confiante.

Para medir a confiança da falta de confiança, o índice precisa estar acima dos 50 pontos. Para chegar a este resultado, foram consultadas 1.238 empresas de todos os portes, entre os dias 1º e 5º de abril.
Leia mais:
- Braskem lança portfólio de resinas PCR para eletrodomésticos
- Arrecadação de tampinhas plásticas ajudam crianças com câncer, plástico se dissolve em água salgada e garrafas PET transformadas em vassouras
- Com estande interativo e lançamentos estratégicos, Imerys se destacou na Plástico Brasil
Diante do resultado do ICEI, o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica: “Quando perguntados sobre as próprias empresas, os industriais demonstram confiança, mas há uma maior preocupação quando o questionamento é sobre a economia atual e o cenário econômico futuro”.
Panorama dos indicadores em abril
Assim, a preocupação se apresenta diante da análise detalhada dos componentes do ICEI. Pois o recuo aparece mais intenso nos indicadores relacionados à economia brasileira.
A princípio, no Índice de Condições Atuais, que mede a percepção das condições correntes da economia brasileira e da empresa, caiu 1,8 ponto. Desse modo, o Índice passou de 47,5 pontos em março, para 45,7 pontos em abril. Isso revela que a percepção negativa está em maior peso entre os industriais em comparação a março.
Enquanto isso, o Índice de Expectativas passou de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril. No entanto, a queda não afeta a confiança, por isso, permanece acima da linha divisória de 50 pontos. Além disso, os dados indicam que os empresários industriais têm expectativas positivas para os próximos meses, porém mais moderadas.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.