Think Plastic Brazil leva 27 empresas a Expo Pack México
O evento Expo Pack, evento de destaque para o setor de plástico e embalagens do México, atrai compradores globais. Em mais um ano de evento, Think Plastic Brazil confirma sua participação e leva 27 empresas brasileiras ao evento
Think Plastic Brazil leva 27 empresas a Expo Pack México
O Think Plastic Brazil, um portfólio de soluções para o setor de produtos plásticos transformados no processo de industrialização para mercados-alvo, participa pela 8ª vez da Expo Pack no México entre os dias 4 e 7 de junho, no EXPO Santa Fe, na capital do país.
Sendo a feira mais tradicional do México, o evento une compradores de todo o país, assim como atrai compradores da América Central e do Caribe. Isso acontece porque a Expo Pack se destaca como uma feira estratégica para o mercado nacional.
Leia mais:
- Plástico biodegradável de milho, plástico vivo e descartáveis biodegradáveis de uso único
- Peças Lego com plástico renovável e reciclado, Seven Café engloba práticas ESG e Carros elétricos a partir de tampas plásticas
- Doação de 2 toneladas de tampas plásticas, fungos que degradam plástico e Rock in Rio sustentável
De acordo com os dados da Asociación Nacional del Plástico A.C. do México, o consumo de plástico no país em 2022 chegou a 7 milhões de toneladas métricas. Assim, do total, estima-se que 43% siga para envases e embalagens.
Nesse sentido, Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de Projetos do Think Plastic Brazil, indica o México como um local de grande oportunidade para o segmento de embalagens das empresas associadas que participaram do evento.
Dessa forma, o evento, que conta com aproximadamente 20 mil pessoas por edição, se revela como uma porta de entrada para que empresas brasileiras iniciem seus processos de internacionalização para as Américas e o Caribe.
Portanto, com a cooperação do do Think Plastic Brazil, 27 empresas estarão na feira: Antilhas Embalagens, Canguru Embalagens, Copobras S/A, Cristal Embalagens, Cristal Master, Cromex S/A, Embaquim, Fibrasa S.A, GDM Indústria e Comércio, Globoplast, Igaratiba, Inplasul, Jaguar Plásticos, Mello Descartáveis, Multinova, Parnaplast, Plaszom, Pulit, Rafitec/Propex, Replas, Sílica Sul, Teixeira Têxtil e Zaraplast. A Valgroup e Videplast estarão com mais de uma empresa do grupo presente na feira.
O Think Plastic Brazil estará no estande B1435, em sua 9ª participação no evento.
México se destacou como 9º principal destino de exportações em 2023
Em 2023, o país se configurou como o 9º principal destino das exportações das empresas associadas pelo Think Plastic Brazil, somando US$ 11.754.246.
Em comparação, no ano de 2022 o México ocupou a 11ª posição com exportações de US$ 15.810.727. Apesar do valor exportado se mostrar maior em 2022, a posição indica que o México avançou em 2023. Afinal, em 2023, a vertical de embalagens somou 68,71% do total exportado para o México.
Apesar da queda de US$ 644.774.131 em 2022 para US$ 431.991.813 em 2023 do total exportado pelas empresas associadas, a baixa indica que 33% das exportações totais do Brasil, sendo de associados ou não, para o México subiram 9,2%. Assim, indo de US$ 130.915.722 em 2022 para US$ 142.911.863 em 2023.
Perante isso, Moreira explica: “É importante considerar que algumas empresas podem ter exportado sob diferentes NCMs, o que não foi registrado, dificultando a mensuração precisa do desempenho com o apoio do portfólio Think Plastic Brazil. Ainda assim, podemos concluir que o México é um mercado significativo e promissor. As empresas apoiadas pela vertical de embalagens devem, de fato, investir nesse mercado para maximizar as oportunidades de crescimento e expansão”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.