Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Sistema de IA, polímeros circulares e plástico biodegradável

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Em suma, hoje você vai acompanhar o novo sistema de IA que classifica e separa 12 tipos de plásticos, o acordo para transformar plásticos do oceano em polímeros circulares e as embalagens de plástico biodegradável e comestível. 

Sistema de IA consegue classificar e separar 12 tipos de plástico

Para facilitar o processo de reciclagem, um grupo de investigadores recorreu à tecnologia e desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial (IA). O sistema é capaz de classificar e separar 12 tipos de plástico.

O grupo de investigadores da Aarhus University demonstra, pela primeira vez, um sistema de IA que pode se utilizar para diferenciar uma vasta gama de plásticos, tendo em consideração a sua composição química. Se aplicado à escala industrial, poderá aumentar a sua taxa de reciclagem.

A câmara desenvolvida pelos investigadores do departamento de engenharia biológica e química, permite diferenciar 12 tipos de plásticos diferentes. A maioria destes são de uso doméstico.

Concretamente, o sistema separa os plásticos com base na sua composição química, abrindo novas oportunidades para a sua reciclagem. 

Isto, porque, contrariamente ao que é possível para já, essa separação tem em conta a composição química mais pura.

Sabic e HHI fazem acordo para transformar plásticos do oceano em polímeros circulares

A SABIC, uma das líderes globais na indústria química, e a HHI, empresa de reciclagem de plástico com sede na Malásia, anunciaram uma nova colaboração pioneira para criar os primeiros polímeros circulares e certificados, produzidos por meio da reciclagem avançada de plástico (misturado e usado) recuperado do oceano. 

Em suma, os poliolefinas circulares de plástico encontradas no mar, se usarão pelos clientes da SABIC para anunciar novos produtos nos próximos meses. 

Eles fazem parte de um novo portfólio de soluções circulares da SABIC, o TRUCIRCL.  

Como resultado, além de ajudar a proteger os oceanos e vias fluviais, a coleção de plásticos oceânicos ajuda a criar valor para as comunidades locais, aumentando a demanda por plástico reciclado em toda a indústria. 

O material é recuperado de cursos d’água de alimentação oceânica e áreas interiores em um raio de 50 quilômetros do oceano por parceiros da HHI, principalmente na Malásia.

O material recuperado se encaminha para a HHI, que transforma o plástico usado em óleo de pirólise por meio de uma reciclagem avançada.

O óleo de pirólise é então usado pela SABIC em seu processo de produção como uma alternativa aos materiais fósseis tradicionais para fazer novos polímeros circulares certificados. 

O material foi certificado pela Zero Plastic Oceans. A HHI é a primeira companhia a receber esta certificação, confirmando que os materiais que recicla se qualificam como provenientes do oceano.

Leia também Jogo online, Eastman Cristal Renew e Recicleiros.

Embalagens de plástico biodegradável e comestível

A startup britância Notpla está desenvolvendo um novo plástico sustentável, feito de algas marinhas, que o torna não só biodegradável como comestível.

Os produtos até então testados pela empresa incluem sacolas, película aderente e embalagens de delivery. 

Em todos, o revestimento à base de plástico foi substituído pelo de algas. 

As sacolas da startup, denominadas Ooho, já foram testadas em eventos esportivos, como, por exemplo, a Maratona de Londres, onde foram oferecidos aos corredores contendo bebidas energéticas.

Outros subprodutos decorrentes deste processo de testagem incluem fibras de papel de algas, que de acordo com o site Design Taxi, necessitam de menos 30% de polpa de celulose do que o papel normal. 

Além disso, podem ser utilizadas na produção de, entre outros, caixas e envelopes.

Esteja sempre informado sobre o setor no portal Plástico Virtual! Aqui você fica sempre por dentro de tudo o que acontece com o plástico pelo mundo.

Aproveite e acompanhe também a produção industrial, que cai pelo sexto mês consecutivo.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js new RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6’, ‘UA-181046827-1’).createForm();

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo