Bulher
EmbalagemNotícias

Jogo online, Eastman Cristal Renew e Recicleiros

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Em suma, hoje você vai ver sobre o jogo online sobre sustentabilidade criado por um menino de 10 anos, a Eastman que oferece plástico reciclado molecularmente e o sucesso do programa Recicleiros.

Jogo online sobre sustentabilidade é desenvolvido por menino de 10 anos 

jogo online

Aos 10 anos, Theo Correia, morador de Niterói (RJ), criou um jogo online sobre sustentabilidade para o seu trabalho de conclusão do curso de programação.

Chamado de ‘Ciclovias verdes’, o objetivo do jogo é retirar o lixo das ruas e das águas, acabar com a fumaça de automóveis. 

Além disso, também eliminar robôs que desmatam e transformar indústrias poluentes em indústrias de energia limpa. 

Para desenvolvê-lo, Theo usou a plataforma de games 3D Kodu.

Desde pequeno, Theo é interessado em proteger o meio ambiente. 

Quando ele tinha 4 anos, teve contato com o projeto Tamar e participou do resgate de uma tartaruga que tinha ingerido plástico. 

De acordo com a mãe, a experiência teve um forte impacto no garoto. Segundo Theo, o objetivo do projeto é estimular as pessoas a pensarem no assunto.

No entanto, o jovem ativista pensa em acrescentar mais fases ao jogo, que hoje tem quatro. Ele está em busca de patrocínio para colocar em prática a ideia.

Leia também resíduos, aplicativo e bactéria que decompõe plástico.

Amorepacific faz parceria com Eastman para usar plástico reciclado molecularmente

Desde dezembro de 2021, a LANEIGE é a primeira marca da Amorepacific que utiliza embalagens fabricadas com poliésteres Eastman Cristal Renew.

Estas embalagens são com conteúdo reciclado certificado utilizando as tecnologias de reciclagem molecular da Eastman.

Em resumo, as tecnologias de reciclagem molecular da Eastman decompõem resíduos plásticos difíceis de reciclar em blocos. Posteriormente os utilizam para criar novos materiais equivalentes aos tradicionais em termos de clareza, brilho e propriedades mecânicas. 

Dessa forma, a aplicação da reciclagem molecular na fabricação desses materiais evita o direcionamento de resíduos plásticos para aterros sanitários, incineradores e o meio ambiente. 

De acordo com a Eastman, o processo também reduz a utilização de recursos fósseis e resulta em cerca de 20 a 50% menos emissões de gases de efeito estufa do que a fabricação tradicional.

SIG e Programa Recicleiros Cidades encerram 2021 com mais de três mil toneladas de resíduos reciclados

A SIG é a investidora semente do programa, que chega aos municípios com o objetivo de integrar os processos da coleta seletiva, reciclagem e logística reserva. O programa está presente em 16 cidades, 11 delas já em operação.  

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Recicleiros desde 2018 e permite que prefeituras de todos os estados tenham a oportunidade de implementar e fortalecer a política pública de coleta seletiva em seus municípios, para que haja uma reciclagem inclusiva, de alto impacto e viável do ponto de vista econômico. 

Em suma, o programa implanta nas cidades um novo conceito de centrais de reciclagem. 

Com equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, criam-se oportunidades de trabalho e renda e qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica.

Dessa forma, essas pessoas passam por um programa de desenvolvimento socioprofissional de longo prazo, denominado Academia Recicleiros, que objetiva a emancipação econômica e operacional das novas cooperativas de catadores formadas.

No entanto, a expectativa é que outras nove unidades estejam em operação até julho de 2022. 

Até o momento, o Programa Recicleiros Cidades já encaminhou para reciclagem uma quantidade total de quatro mil toneladas de materiais, sendo cerca de 30 toneladas de material cartonado. 

Quando falamos em oportunidades de trabalho e renda, já existem mais de 250 novos postos de trabalho em operação e cerca de 250 a serem ocupados com o crescimento de produção nestas unidades que já operam.   

Chega ao terceiro ano com 759 mil pessoas atendidas pela coleta seletiva em 11 cidades, com o programa em operação em dez estados.

Esteja sempre informado sobre o setor no portal Plástico Virtual! Aqui você fica sempre por dentro de tudo o que acontece com o plástico pelo mundo.

Botão Voltar ao topo