Blob Web
NotíciasPlástico

Saiba mais sobre as curiosidades do plástico comercial

O plástico comercial teve influência na cultura musical até na evolução hospitalar

No portal já abordamos quatro curiosidades sobre o plástico comercial, material que faz parte do nosso cotidiano e que nem percebemos muitas vezes sua aplicabilidade em nossa rotina. Mas, as curiosidades não pararam por aí.

Confira agora mais quatro que você nem fazia ideia:

  1. Música pôde ser gravada

Até o século 19, as músicas só podiam ser escutadas através de instrumentos musicais que era tocado diretamente. Mas, isso só mudou com o cilindro fonográfico, criado por Thomas Edison em 1877 e feitos de cera. Os primeiros cilindros permitiram a gravação e a reprodução do som, mas a mudança para o plástico prolongou a vida útil das gravações, permitindo que elas fossem tocadas durante anos.

Logo depois surgiram os discos de vinil, gravações em cassete, CDs e DVDs, aumentando a acessibilidade da música ao público.

  1. Higiene em hospitais

Com a adição de agentes químicos extras ao plástico, inventores conseguiram tornar o material mais elástico e maleável. As propriedades a tornaram perfeito para equipamentos hospitalares e, assim, garrafas de vidro e tubos de borracha foram substituídos por bolsas e tubos plásticos. Além disso, seringas descartáveis colaboraram para a higiene em hospitais e ajudaram a salvar vidas, além de evitar contaminações.

  1. Descarte conveniente

Depois da Segunda Guerra Mundial, a indústria petroquímica viveu grande expansão, desenvolvendo dezenas de novos materiais plásticos. Foi a chamada ‘revolução do plástico’, que tornou o material muito barato quando fabricado em grandes quantidades.

Em meados de 1960, surgiu o plástico de uso único (canudos, copinho, colheres, tudo descartável), que conquistou consumidores por ser completamente descartável e livrá-los da tarefa de ter que lavar louças após festas e confraternizações. E assim, surgiu a cultura do descartável.

  1. Plástico reduz o desperdício de comida

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), membro da ONU (Organização das Nações Unidas), para alimentação e agricultura, a América Latina e o Caribe perdem ou desperdiçam cerca de 15% dos seus alimentos disponíveis, o que torna o plástico um aliado contra o desperdício, com a embalagem plástica.

Gostou? Quer receber matérias segmentadas? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo sobre toda a cadeia produtiva do plástico de qualidade.

Tag

Artigos relacionados