Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Saco de lixo com Destinação correta e a Logística reversa

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A Embalixo, é a primeira empresa a criar o primeiro saco para lixo com materiais reciclados do Brasil. O programa so+ma Vantagens visa o destino correto do plástico. Programa Havaianas reCICLO recebe chinelos usados para encaminhamento à reciclagem

Saco de lixo reciclado

As empresas têm buscado alternativas mais sustentáveis para oferecer a seus clientes, um exemplo disso é a Embalixo, empresa responsável por criar o primeiro saco para lixo com materiais reciclados do Brasil. 

A princípio, o lançamento é fabricado a partir de materiais renováveis e é o único do mercado. 

Rafael Costa, diretor de operações da marca, explica que o saco de lixo é compostável e biodegradável, por isso se degrada no meio ambiente e vira adubo, não gerando microplástico.

Além das vantagens do novo produto citadas por Costa, o saco apresenta maior facilidade para se decompor, levando no máximo 180 dias. 

Após isso, ele é transformado em material orgânico. O saco também não possui data de validade, podendo ser armazenado por tempo indeterminado.

Destinação correta

Com quase 15 mil famílias participantes do programa so+ma Vantagens, o programa viabilizou a correta destinação de 1 mil toneladas de resíduos sólidos nos últimos doze meses. Assim, gerando um incremento substancial de emprego e renda e evitando o descarte de materiais nos lixões da cidade.

A princípio, o programa é apoiado pelo Grupo HEINEKEN e desenvolvido pela startup so+ma em parceria com a Prefeitura de Salvador. 

Sobretudo, criado com o objetivo de promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais, o programa estimula a população participante a fazer o descarte em um dos seus 12 pontos de coleta.

Assim, acumulando pontos e podendo trocá-los por produtos ou serviços – como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene.

O auxílio vem contribuindo com pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, durante e pós o período de pandemia, que impactou a população brasileira economicamente.

Nesse sentido, o Grupo HEINEKEN é um dos principais parceiros do programa e vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. 

Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, destaca que: “Este programa é de extrema relevância para toda a agenda que temos construído para aumentar os nossos impactos positivos em nosso entorno”.

Desde o lançamento do programa em Salvador, em 2019, já foram distribuídas mais de 66,5 mil recompensas. 

Desse total, se registraram mais de 50 mil itens alimentícios básicos e 276 cursos de capacitação profissional e empreendedorismo.

Logística reversa das havaianas

O programa Havaianas reCICLO encerra 2022 com 126 pontos de coleta em lojas Havaianas de 43 cidades. Dos 20 estados atendidos no total, sete foram incluídos nesta etapa: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Até setembro de 2022, o Havaianas reCICLO já beneficiou cerca de 1209 famílias por meio das cooperativas de reciclagem e garantiu o descarte adequado.

Bem como, a reciclagem de um volume equivalente a 74% dos torcedores no estádio do Maracanã calçando Havaianas (mais de 59 mil pares).

Dessa forma, ao invés de se tornar lixo, essas sandálias se transformam em outros produtos como tapetes, pneus maciços utilizados em carrinhos de mão.

Assim como, mobiliários revestidos de manta de borracha, como os bancos e prateleiras presentes em lojas Havaianas.

Para descartar suas sandálias basta ao consumidor depositá-las em um dos coletores Havaianas reCICLO, disponíveis nas lojas da marca.

Confira a lista completa de pontos de coleta e não deixe de destinar corretamente seus chinelos usados.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo