Super Finishing
NotíciasPlástico

Revolução Industrial: entenda um pouco mais

Período marcado por avanços tecnológicos e métodos de produção aperfeiçoados

A Revolução Industrial foi um período da história marcado pelo processo de transição dos meios produtivos que, até o momento, eram artesanais, para a fabricação de produtos com o emprego de máquinas, dando início ao processo industrial.

Figura 1 – Fonte: InfoEscola

Esta revolução tomou força no período de 1760 a 1820, quando o domínio de técnicas manuais para o manuseio do metal, da tecelagem e da madeira começou a migrar para a produção seriada, por meio das primeiras máquinas específicas. O início da revolução se deu na Inglaterra, mas em poucas décadas se espalhou por toda a Europa e os Estados Unidos. A Inglaterra também teve seu impulso favorecido pelas reservas de minério de ferro e carvão mineral que possuía, já que essas matérias-primas representavam a fonte mais importante para a construção e o movimento das primeiras máquinas.

Apesar do avanço tecnológico para a época, o esforço e a velocidade aplicados para ampliar as instalações das fábricas, as condições e o ambiente de trabalho ainda eram precários para os operários, já que os direitos trabalhistas e as leis dedicadas à preservação da saúde e contra acidentes começaram a ser estabelecidas posteriormente, como mostramos aqui. Diante disso, o trabalho infantil, a jornada de trabalho extensiva e as condições dos ambientes não eram considerados irregulares, e as famílias acabavam não tendo alternativa a não ser introduzir as crianças e mulheres nas fábricas.

Figura 2 – Fonte: Google

Com o objetivo de melhorar as condições trabalhistas, os trabalhadores promoveram movimentos como o ludismo, ocorrido em 1811. Este movimento defendia melhores condições de trabalho e era contra o avanço no desenvolvimento das máquinas, que substituíam gradativamente a mão de obra operária. Isso gerou conflitos violentos contra os patrões, e as inovações, quebra de máquinas e protestos eram as ferramentas de reinvindicações. O Cartismo foi mais brando, utilizando as relações políticas como meio de negociação. Dessa forma, conquistou alguns direitos para os trabalhadores.

Neste contexto, o aprimoramento tecnológico se desenvolvia, com forte destaque para as máquinas movidas a vapor. A indústria ferroviária crescia e favorecia o transporte de mercadorias e pessoas; a indústria têxtil, com os grandes teares, ampliava significativamente sua oferta. Este impulso seria o grande alicerce para o desenvolvimento de mais máquinas direcionadas a diferentes segmentos e com outras fontes de energia.

Figura 3 – Fonte: Google

Fonte: Processos de moldagem por sopro – Conceitos, Técnicas e Aplicações em Peças Plásticas.

Quer saber mais sobre as revoluções industrias e tudo o que acontece no mercado industrial do plástico? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado do melhor e mais completo portal do segmento na América Latina.

Tag

Artigos relacionados

Verifique também

Close