Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Qual a aplicação do agente de purga na indústria do plástico?

Os agentes de purga são uma alternativa que aumentam a produtividade e diminuem o setup da máquina

O agente de purga é um material muito utilizado na indústria para a limpeza de fuso/rosca e cilindros de máquinas de moldagem de termoplásticos. 

Do mesmo modo nas máquinas injetoras, onde é utilizado para a remoção de resíduos do parafuso plastificador.

Leia também:

O objetivo do agente de purga é remover o acúmulo de material nas superfícies metálicas dos componentes. 

Dessa forma, é possível reduzir o tempo de parada de máquina (setup) e da mão-de-obra ao realizar uma troca de cor ou de material. 

O agente de purga também pode possibilitar a produção ideal de peças apesar do tipo de polímero ou dimensões, minimizando o refugo, acúmulo de carbono e os defeitos da superfície. 

Aplicação do material na indústria 

Em empresas que trabalham com uma gama vasta de cores e resinas, o agente de purga pode ser uma ótima opção e aumentar a eficiência da produção. 

Isso porque, usando constantemente, os compostos reduzem de maneira significativa o refugo, que decorre das trocas de cor e material, gerando uma redução de custos 

Os agentes de purga estão sempre em desenvolvimento na indústria. Aprimorados para trabalhar melhor na resolução de vários problemas. Assim, alguns se desenvolvem para limpeza de áreas com pequenas folgas, outras para purgar resinas de engenharia que sejam sensíveis à temperatura ou espessura.

Ou seja, os materiais de purga podem ser aplicados para obter uma melhor limpeza do material, ou podem ser injetados em casos específicos, com projetos e técnicas corretas.

Os agentes de purga podem ser uma boa opção, por exemplo, quando se trabalham com máquinas antigas, onde surgem folgas que acumulam materiais que somente a resina não consegue limpar.

Quando utilizar o agente de purga?

função do agente de purga

Avaliando e dependendo da matéria prima injetada, em alguns casos o material de limpeza é específico, enquanto em outros casos algumas técnicas se aplica no processo para maiores resultados de limpeza.

A tendência em curso no desenvolvimento de compostos de purga se concentra em encontrar soluções possíveis de utilizar em máquinas e ferramentas.

Tudo isso com tecnologias que permitam que se utilizem os mesmos compostos em diferentes processos de fabricação de plásticos.

A princípio, existe uma grande variedade de materiais de limpeza no mercado, e acredita-se na indústria que todos contaminam de alguma forma e reduzem o uso posterior na reciclagem. 

Muitos materiais de purificação, embora necessários, se considera inviáveis.

Os processadores que usam compostos de limpeza relatam:

  • Menos falhas de processo;
  • Menos falhas de produção;
  • Maior tempo de atividade;
  • Até 50% menos refugo;
  • Menos tempo de inatividade;

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo