Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Projeto coleta material de polipropileno pós consumo

A ação da ABIPLAST em parceria com a COFABI, terá três pontos de coleta em redes varejistas da construção civil

O projeto Descarta Aí, da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e COFABI, busca incentivar a reciclagem de baldes plásticos pós-consumo da construção civil.

A iniciativa permite, que os consumidores e profissionais autônomos da construção civil tenham opção ambientalmente adequada e de fácil acesso para o descarte dos baldes.

Leia mais:

Sobretudo, é necessário destacar que os baldes são feitos em polipropileno, que é um termoplástico 100% reciclável.

Bem como, é de fácil re-processabilidade e pode ser moldado quando submetido a temperaturas elevadas.

A princípio, a COFABI, que é a Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes Industriais, pertence à ABIPLAST.

Juntas nessa ação, elas fornecem soluções mais sustentáveis ao meio ambiente e aos cidadãos.

De início, esse projeto faz parte do Plano de Logística Reversa de Baldes Plásticos Pós-consumo da Construção Civil, idealizado pela COFABI.

Assim, com essa logística reversa, os baldes plásticos se transformam em novos produtos.

Para o diretor-superintendente da ABIPLAST, Paulo Teixeira, o Descarta Aí é um jeito ambientalmente correto de prover uma solução para o setor de construção civil.

Teixeira destaca: “É uma ação que contribui para a circularidade do plástico com técnicas de reciclagem e recuperação energética”.

Como acontecerá o processo de coleta?

Sobretudo, na etapa piloto, o Descarta Aí vai disponibilizar 18 pontos de entrega no país.

Sendo 10 deles na cidade de São Paulo, quatro em Fortaleza e quatro em Curitiba, que devem operar em breve.

Dessa forma, nessas localidades se disponibilizará pontos de entrega no comércio varejista e em lojas de materiais de construção parceiras.

Os pontos de coleta poderão receber os baldes entregues, através de verificação do atendimento ou não quanto ao escopo de baldes passíveis de recebimento.

Assim, manterão uma estrutura adequada para acondicionamento e armazenamento temporário tecnicamente adequado dos materiais.

Uma vez coletados, os baldes serão transportados por operadores logísticos devidamente habilitados, que farão a classificação e a triagem do resíduo.

Nessa etapa, entram empresas contratadas e especializadas em coleta, triagem, armazenamento e transporte de resíduos sólidos.

Por fim, os materiais receberão a destinação ambiental adequada em empresas previamente habilitadas.

Isso, sob total responsabilidade das entidades envolvidas, seguindo as possibilidades de reciclagem e recuperação energética.

Projeto para conscientização

No dia 7 de junho, a ABIPLAST firmou parceria com a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para impulsionar a ação.

Dessa maneira, no dia 21 de junho, ocorreu uma palestra sobre o projeto na Abrafati Show, onde foi destacado a importância da ação para a sociedade e economia.

Nesse sentido, o diretor-superintendente observa que: “Esse é um processo que possibilita o retorno do resíduo plástico ao ciclo produtivo, com isso, gera economia de recursos naturais”.

Para ele, o Descarta Aí possui um papel proativo para conscientizar a sociedade e profissionais da construção civil.

Teixeira pontua: “Existem possibilidades de reciclagem dos baldes da construção, esse projeto é uma delas. Com a conscientização se entende a importância em dar soluções ambientalmente adequadas”.

Finalizando, ele conclui que: “Isso só trará ganhos à indústria, ao meio ambiente e à sociedade, como um todo.”

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo