Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotícias

Produção Industrial dos EUA sobe em dezembro

A produção geral nas fábricas aumentou 1,2% em relação ao ano anterior, mas alguns setores específicos tiveram quedas, e encerraram o trimestre com redução. O cenário é caracterizado por desafios e variações no cenário industrial dos EUA

Produção Industrial dos EUA sobe em dezembro

Em dezembro a produção industrial fabril quase não obteve aumento, isso porque os aumentos na produção de veículos foram parcialmente atenuados por quedas em maquinário. Da mesma forma, aconteceu com os equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes. 

Foto de uma produção industrial, do setor de automotores com ferramentas de veículos, na imagem aparece um homem em primeiro plano e outro em segundo plano

No mês anterior, a produção industrial aumentou 0,1%, conforme divulgou o Fed (Federal Reserve), no dia 18 de janeiro. Enquanto isso, os dados de novembro passaram por uma nova revisão para baixo, revelando que a produção nas fábricas aumentou 0,2%, e não 0,3% como informado antes. Alguns economistas consultados pela Reuters previram uma produção inalterada nas fábricas. 

Leia mais:

Desse modo, a produção baixou a uma taxa de 2,2% no quarto trimestre, resultado impulsionado, provavelmente, pelas greves de um mês e meio da United Auto Workers, contra as “Três Grandes” montadoras de Detroit. Já no trimestre de julho a setembro, a produção industrial caiu e alcançou um ritmo de 0,3%. 

A produção industrial geral nas fábricas dos EUA

Em relação à produção geral nas fábricas, em dezembro ela aumentou 1,2% na base anual. Fora o setor de veículos e peças a produção industrial caiu 0,1%. 

Já o  setor manufatureiro, que representa 10,3% da economia, permanece sendo prejudicado com os aumentos de 5,25 pontos percentuais nos juros promovidos pelo banco central dos EUA desde março de 2022.

Apesar disso, há alguns focos de força no setor industrial. Como por exemplo, a produção de veículos automotores e peças que aumentou 1,6% no mês passado, depois de ter avançado 7,4% em novembro. Assim como, houve aumentos na produção de móveis e produtos relacionados.

No entanto, a produção industrial de maquinário caiu 1,2%, enquanto a produção de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes caiu 2,4%. A produção de manufatura durável caiu 0,4%.

Já a produção de bens não duráveis aumentou 0,6% em meio a ganhos na produção de petróleo e carvão, plásticos e borracha, além de alimentos, bebidas e produtos de tabaco.

Enquanto isso, a produção industrial de mineração conseguiu se recuperar em 0,9%, depois da queda de 1,0% em novembro. E a produção de serviços públicos caiu 1,0% em meio a um clima ameno fora de época. Isso se seguiu a uma queda de 0,7% em novembro.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo