Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Pesquisadores criam plástico a partir de algas marinhas

Pesquisadores norte-americanos e da empresa Algenesis Materials desenvolveram um novo tipo de plástico derivado de algas marinhas. O novo material promete se decompor rapidamente quando exposto a bactérias e umidade específicas

Pesquisadores criam plástico a partir de algas marinhas

Na Califórnia, pesquisadores da UCSD (Universidade da Califórnia San Diego), e da empresa Algenesis Materiais, desenvolveram um novo tipo de plástico proveniente de algas marinhas. Este novo material promete se decompor rapidamente se exposto a bactérias específicas. 

Imagem mostra um saco plástico e ao redor itens químicos, dentro do saco há algas marinhas representando a descoberta de plástico proveniente delas

Diante da descoberta, o Dr. Michael Burkart, líder da equipe de pesquisa da UCSD e co-fundador da Algenesis Materials, reforçou a importância desse avanço em momento. Afinal, como destaca Burkart, a sociedade busca alternativas para lidar com o descarte irregular de plástico. 

Leia mais:

Sendo assim, o novo plástico possui classificação de poliuretano. Bem como possui projeção para decompor-se em um curto período de tempo quando exposto a microrganismos presentes no composto orgânico. Assim, em testes a equipe notou que após 90 dias cerca de 68% do novo plástico se decompôs, chegando a 97% em sete meses. 

Além disso, o plástico biodegradável não compromete a funcionalidade diária de uso, pois apenas em condições ideais de umidade e exposto a microorganismos o processo de decomposição acontece. 

Assim, os pesquisadores ressaltam que ao se decompor pelos microbios, o material libera dióxido de carbono em quantidades semelhantes às obtidas quando os mesmos micróbios decompõem materiais vegetais, como a celulose.

Ainda, identificou-se bactérias que sobrevivem somente se alimentando do novo plástico. Portanto, esse avanço demonstra um caminho com múltiplas alternativas do material, ampliando suas aplicações, pois inclui desde embalagens de alimentos até produtos têxteis. 

Desse modo, com a possibilidade de aplicação em larga escala, a Algenesis Materials pretende oferecer ao mercado uma ajuda para uma transição para uma economia mais circular e menos dependente de recursos não renováveis. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo