Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Cientistas criam plástico que desaparece depois de usado

Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de plástico com capacidade de biodegradação incorporada em sua formulação. O material demonstrou resistência às altas temperaturas do processo de produção do plástico, além de apresentar capacidade de decomposição mesmo na ausência de microrganismos adicionais

Cientistas criam plástico que desaparece depois de usado

A revista científica Nature Communications divulgou um novo tipo de plástico que tem capacidades de biodegradação incluídas em sua formulação. Assim, se o trabalho mostra-se bem-sucedido, torna-se uma das formas de lidar com resíduos, além da reciclagem, por exemplo. 

Na imagem aparece um lixeiro verde, com garrafas de plástico saindo dele

Sendo assim, os cientistas explicam que o material TPU (poliuretano termoplástico) unido ao esporos bacterianos chamados de Bacillus subtilis, conseguem sobreviver em altas temperaturas do processo de produção do material. 

Leia mais:

Desse modo, a pesquisa aponta que, mesmo sem micróbios adicionais, que auxiliam na decomposição, o plástico consegue se decompor. Assim, o material se torna mais versátil e adaptável a vários ambientes de descarte, como relata o site Science Alert.

O motivo da escolha da bactéria B. subtilis, se deve ao seu poder de compor plástico, aliada também aos teste de decomposição em condições ideais de compostagem. Esse teste mostra que 90% do plástico some em cinco meses. 

Fora sua capacidade de biodegradação, o material feito com esporos bacterianos revelou melhorias consideráveis em relação à qualidade. Isso porque se torna 30% mais resistente e elástico. 

Com essas melhorias, surgem novas opçẽs de aplicações do material em diversos produtos, desde de capas até peças de automóveis, por exemplo. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo