Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotícias

Outubro mostra indústria com baixa confiança e economia cautelosa, diz CNI

A CNI apontou queda no ICEI em 18 dos 29 setores industriais em outubro, possivelmente devido ao aumento da Selic, enquanto 11 setores tiveram melhorias. Três segmentos perderam confiança

Outubro mostra indústria com baixa confiança e economia cautelosa, diz CNI

Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) caiu em 18 dos 29 setores da indústria, em outubro. No entanto, nos 11 segmentos restantes, a avaliação dos industriais subiu.

Outubro mostra indústria com baixa confiança e economia cautelosa, diz CNI

Diante desse cenário, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, analisa: “Esse é o primeiro levantamento da confiança do empresário depois da elevação da taxa Selic, que ocorreu em setembro. A queda disseminada da confiança entre os setores, em outubro, pode refletir essa mudança.”

Leia mais:

Dos 18 setores industriais que tiveram queda no ICEI, em três casos a mudança ocorreu na transição de confiança para falta de confiança. Os setores afetados foram: Produtos de minerais não metálicos, Biocombustíveis e Móveis. Com isso, o número de setores otimistas foi reduzido de 26, em setembro 

Em contrapartida, o setor de serviços especializados para a construção deixou falta de confiança e entrou em um período de confiança, devido à melhor percepção de seus empresários em outubro. Agora, há cinco setores industriais que mantêm uma postura pessimista.

Como está a confiança da indústria nas regiões e portes

Em relação ao ICEI nas regiões, a princípio, destaca-se o Norte, sendo o único a não apresentar que de confiança. Nesse sentido, o recorte geográfico, no Nordeste, a diminuição foi de 1 ponto; no Sul, 0,8 ponto; no Centro-Oeste, 0,6; e no Sudeste, 0,5 ponto. Mesmo com essas quedas, o ICEI de todas as regiões permanece acima dos 50 pontos, que marcam a linha divisória.

Entre as pequenas indústrias, o ICEI apresentou-se praticamente estável, com queda de 0,1 ponto. 

Enquanto isso, nas empresas médias, o índice de confiança dos industriais registrou uma redução de 0,7 ponto entre setembro e outubro. Já, nas grandes, ocorreu um recuo de 0,8 ponto. O levantamento destaca que a confiança permanece positiva em todos os portes.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo