Outubro mostra indústria com baixa confiança e economia cautelosa, diz CNI
Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) caiu em 18 dos 29 setores da indústria, em outubro. No entanto, nos 11 segmentos restantes, a avaliação dos industriais subiu.
Diante desse cenário, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, analisa: “Esse é o primeiro levantamento da confiança do empresário depois da elevação da taxa Selic, que ocorreu em setembro. A queda disseminada da confiança entre os setores, em outubro, pode refletir essa mudança.”
Leia mais:
- Estrechamento: uma solução que contribui para a produtividade industrial
- Imerys eleva o controle de extrusão e injeção com carbonato de cálcio
- ABIQUIM lança campanha sobre descarte correto e reciclagem de plástico
Dos 18 setores industriais que tiveram queda no ICEI, em três casos a mudança ocorreu na transição de confiança para falta de confiança. Os setores afetados foram: Produtos de minerais não metálicos, Biocombustíveis e Móveis. Com isso, o número de setores otimistas foi reduzido de 26, em setembro
Em contrapartida, o setor de serviços especializados para a construção deixou falta de confiança e entrou em um período de confiança, devido à melhor percepção de seus empresários em outubro. Agora, há cinco setores industriais que mantêm uma postura pessimista.
Como está a confiança da indústria nas regiões e portes
Em relação ao ICEI nas regiões, a princípio, destaca-se o Norte, sendo o único a não apresentar que de confiança. Nesse sentido, o recorte geográfico, no Nordeste, a diminuição foi de 1 ponto; no Sul, 0,8 ponto; no Centro-Oeste, 0,6; e no Sudeste, 0,5 ponto. Mesmo com essas quedas, o ICEI de todas as regiões permanece acima dos 50 pontos, que marcam a linha divisória.
Entre as pequenas indústrias, o ICEI apresentou-se praticamente estável, com queda de 0,1 ponto.
Enquanto isso, nas empresas médias, o índice de confiança dos industriais registrou uma redução de 0,7 ponto entre setembro e outubro. Já, nas grandes, ocorreu um recuo de 0,8 ponto. O levantamento destaca que a confiança permanece positiva em todos os portes.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.