Bulher
EmpresaNotíciasPerguntasPlástico

O que são termoformadoras?

Esses equipamentos utilizam processo térmico para produzir as peças e não necessitam de mais etapas

As máquinas termoformadoras são equipamentos que usam um processo térmico para produzir as peças, e de acordo com as suas aplicações, normalmente geram produtos finais diretamente utilizáveis, ou seja, não necessita de mais etapas de processamento.

O processo de termoformação consiste em alimentar um produto semiacabado na máquina para assim moldá-lo novamente com energia térmica, e na maioria dos casos, o produto semiacabado é um filme plástico.

As termoformadoras são métodos de transformação de polímeros por meio do aquecimento de chapas termoplásticas, com posterior moldagem por pressão positiva ou negativa. Nas modalidades, a termoformagem pode ser definida por posicionamento da chapa termoplástico na estrutura de moldagem; aquecimento da chapa termoplástica; conformação do material por pressão positiva ou negativa; resfriamento; e extração do produto.

A diferença entre os processos está na fase de comformação, que pode ser efetuada por movimentação mecânica positiva ou negativa em relação ao molde, sucção a vácua que é a pressão negativa, a compressão que é a pressão positiva ou atividade combinada com mais de uma ação.

Uma série de produtos pode passar pelo processo de termoformação, como a aplicação de filme plástico, copos plásticos, itens para embalar brinquedos e itens para embalar alimentos. O processo traz vantagens de menor custo de equipamento, possibilidade de menores espessuras, capacidade de moldar peças de grandes superfícies, e reduz o tempo de desenvolvimento de um produto.

As máquinas termoformadoras foram desenvolvidas para trabalhar com alta produtividade, fazendo as mais diversas formas e tamanhos para embalar e com a mesma máquina pode-se fazer vários modelos diferentes.

As termoformadoras podem ser feitas com alguns equipamentos opcionais como sistema de insuflação de ar, selagem com vácuo, sistema de encaixotamento integrado na esteira de saída.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades e receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Banner Vaga Time de Inovadores 2021
close-link
close-link