Bulher
Notícias

O que é poliamida ou nylon?

A poliamida (nylon) é um termoplástico com cadeia linear, também pode ser classificada como plástico de engenharia. Se trata de um polímero composto pelo grupo amida em suas cadeias químicas e uma das suas características é exatamente a grande presença de átomos de carbono em suas moléculas, que então influenciam diretamente na obtenção de vários tipos de matérias.

A poliamida tem um nome comercial bastante conhecido: nylon, e trata-se da primeira fibra sintética criada pelo homem. A polimerização só acontece por conta de diferentes tipos de monômeros. Mas para que isso aconteça, eles precisam apresentar o grupo funcional (CONH) ou amida como podemos entender. 

Alguns segmentos que usam a poliamida ou nylon

Foi somente no mercado têxtil que a poliamida mais se desenvolveu, por conta da absorção de suor e da boa flexibilidade, além de sua durabilidade. Mas certamente você já sentiu na pele alguns dos benefícios que o tecido em poliamida ou nylon, trás para as nossas vidas, como o fato der ser muito leve, macio, confortável, com secagem rápida, entre outras vantagens. No vestuário, têm forte atuação na fabricação de roupas femininas como lingeries, roupas de banho (biquínis, maiôs).

A poliamida ou nylon também tem sido incorporado à fibra de vidro, encontrado na indústria automotiva, além de outros produtos e mercados, por exemplo: produção de móveis, engrenagens, buchas, lacres, acessórios esportivos, entre outros.

As Poliamidas, especialmente 6 e 6.6 resistem a altas temperaturas de trabalho quando exigidas. Todas as Poliamidas diminuem sua resistência e eficácia ao absorver umidade, sendo assim, recomenda-se que sejam estufadas.

Um benefício muito evidente da poliamida ou nylon, é sua impressionante resistência, que se justifica por ter a soma dos reagentes ácido e amina, com 6 carbonos cada. Esta soma gera um produto com longa cadeia carbônica. Quanto mais longa a cadeia carbônica, maior o ponto de fusão e ebulição, tornando a fibra elástica e resistente.

Portanto, a poliamida ou nylon é um polímero termoplástico elaborado com monômeros de amida que são interligados por ligações peptídicas com ou sem grupamentos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo